Talvez você já tenha jogado SimCity no Super Nintendo, mas sabia que o jogo também foi desenvolvido para o Nintendinho? Um historiador de games encontrou uma versão para o console 8-bit do simulador de cidades que jamais chegou a ser lançado, apesar de estar finalizado.

O achado foi divulgado por Frank Cifaldi, fundador da Video Games History Foundation (VGHF) em um post feito no blog da instituição. Desenvolvido simultaneamente à versão de SimCity do SNES, o game para Nintendinho chegou a ser apresentado durante a Consumer Eletronics Show em 1991, mas foi cancelado antes do lançamento.

publicidade

Quando cancelado, o game estava totalmente desenvolvido e alguns cartuchos já tinham sido inclusive produzidos. Uma dessas fitas foi parar em uma exposição de jogos antigos em Portland, nos Estados Unidos, quando foi adquirida pela VGHF.

A versão para Nintendinho tem praticamente as mesmas mecânicas do game para Super Nintendo, mas com gráficos simplificados. Confira o jogo em movimento no vídeo abaixo:

publicidade

SimCity se destaca em sua versão pela presença do mascote Dr. Wright, baseado no criador do game Will Wright. O jogo foi fruto de uma parceria entre a Maxis – desenvolvedora da versão original – e a Nintendo, com participação do criador de Super Mario, Shigeru Miyamoto, dando ideias para ajudar na conversão dos PCs para o console.