A HyperX lançou o teclado Alloy FPS RGB durante a Brasil Game Show 2018, que aconteceu no mês de outubro. Portanto, este é um produto recente. Foi legal ver que este teclado mecânico já está utilizando o tipo de switch chamado Kailh Silver Speed. O switch é a peça embaixo da tecla que dá contato para enviar o comando para o computador.

O Kailh Silver Speed leva esse nome porque tem um ponto de contato mais baixo, o que faz com que o jogador vire ou faça um movimento mais rápido para se livrar do inimigo. Em jogos multiplayer qualquer décimo de segundo faz a diferença.

O teclado Alloy também tem proteção anti-ghost. O ghost é um efeito indesejado que acontece quando precisamos pressionar mais de duas teclas ao mesmo tempo e alguns teclados não conseguem identificar a terceira ou quarta tecla e o comando não é feito. Destaque também para a tecla gamer, que quando acionada, desabilita a tecla Windows, o que é bem interessante para não causar interrupção no jogo se essa tecla for acionada acidentalmente.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por René Ribeiro (@renerib) em27 de Dez, 2018 às 4:07 PST

publicidade

Indo para a parte física, que é muito importante em um teclado gamer, o Alloy é muito resistente. A começar pela estrutura ou base, que é toda feita de aço. Para ter uma ideia, o peso do teclado é de 1,1 quilo, bem mais pesado do que teclados convencionais em que o peso fica entre 300 e 400 gramas.

Vale citar que o Alloy tem tamanho pequeno para um teclado gamer, mesmo com as teclas sendo grandes e bem espaçadas. O segredo está na base, que é compacta. Suas bordas passam apenas meio centímetro das teclas. Eu gostei disso, pois sobra mais espaço na mesa e também não prejudica o movimento do mouse.

As teclas são de plástico bastante rígido e, nos testes, deu para perceber facilmente que aguentam o tranco de uma partida de FPS das mais intensas. E segundo a HyperX, os switches são feitos para suportar 70 milhões toques.

Quanto ao conforto, de novo entra em ação o switch, já que é ele o responsável pelo contato da tecla com o circuito. O switch Kailh Silver Speed é muito confortável porque a distância entre começar a pressionar e o ponto de atuação é de apenas 1,1 milímetro e o movimento é suave.

Reprodução

O cabo de 1,8 metro de comprimento é trançado em nylon e bem resistente também. Ele pode ser desconectado do teclado, o que achei interessante se formos transportá-lo em alguma bolsa, levar para uma lan party, por exemplo. É mais seguro para não dobrar o conector dentro da bolsa.

Outro detalhe é o Alloy ter uma USB disponível na parte de trás. O cabo tem uma ponta mini USB que vai ligada ao teclado e na outra extremidade possui duas USB: uma faz a conexão normal do teclado ao PC e a outra faz a conexão para a porta USB do teclado. Eu achei que isso era para dar uma opção de ter uma porta USB disponível perto das mãos, para ligar um HD ou pendrive, por exemplo.

Reprodução

Mas não é bem assim. Esta porta USB do teclado não faz transmissão de dados e somente serve para carregar o celular. Ok, facilita deixar o celular por perto carregando, mas seria legal ter a funcionalidade completa de uma USB.

E outro ponto que não curti nisso é que se perde uma USB do desktop, já que serve apenas para carregamento de celular. No entanto, não é um ponto negativo porque existe a opção de você deixar desligado essa ponta USB que serve apenas para passar energia. Mas fica aqui minha crítica a essa funcionalidade, que poderia ser melhor.

Os efeitos de luzes no teclado Alloy FPS RGB

Como todo bom teclado gamer, é tradição as teclas terem retroiluminação e a HyperX levou isso a sério no Alloy. Primeiro, há três efeitos de iluminação que podem ser acionados pelo teclado. O primeiro é o efeito onda, no qual as teclas ficam alternando cores passando da esquerda para a direita.

Reprodução

O segundo efeito deixa todas as teclas iluminadas em uma cor apenas, mas também fica alternando lentamente por todo espectro de cores RGB. E o terceiro efeito todas as teclas ficam na cor azul e, apenas as teclas usadas em jogos FPS, ficam na cor branca.

Reprodução

Mas a brincadeira não termina aí. Com o software HyperX NGenuity, é possível personalizar mais efeitos ainda, com qualquer tom de cor que o usuário quiser e também com mais efeitos.

Ainda é possível destacar a cor de cada tecla dependendo do jogo que você vai utilizar. E claro, por meio desse software, é possível gravar vários perfis de macros para os jogos.

Teclado HyperX Alloy FPS RGB: Resumo e conclusão

Esse teclado se destaca pelo uso de switches Kailh Silver Speed, que é o tipo mais atual até a data desse review. Essa switch tem tempo de atuação curto, o que dá mais agilidade para se esquivar de golpes e fazer qualquer outro movimento rápido. A robustez do teclado é ótima, com a base feita em aço e as teclas usarem um plástico bastante resistente também.

O software da HyperX também ajuda muito a customizar as teclas para os diversos tipos de jogos, assim como a criação de macros. Os efeitos de iluminação são bastante atraentes e servem mais do que deixar o teclado atraente: as cores das teclas podem ser customizadas para ajudar a reconhecer os comandos de cada tecla relativas aos tipos de jogos.

Teclado mecânico HyperX Alloy FPS RGB: configurações

Geral

  • Switch das teclas: Kailh;
  • Tipo: Mecânico;
  • Retroiluminação: RGB (com 16.777.216 cores);
  • Efeitos luminosos: personalização RGB por tecla e 5 níveis de brilho;
  • Memória interna: 3 perfis;
  • Conexão: USB 2.0 (com dois conectores USB);
  • Porta USB 2.0 exclusiva para carregamento de smartphones;
  • Taxa de polling: 1000Hz;
  • Anti-ghosting: 100% anti-ghosting;
  • Key Rollover: modo N-key;
  • Controles de mídia: Sim;
  • Game Mode: Sim;
  • Compatibilidade com sistemas operacionais: Windows® 10, 8.1, 8, 7.

Layout

  • padrão norte-americano (não tem ç).

Switches

  • Kailh Silver Speed;
  • Linear, com força de atuação de 40cN.

Cabo

  • Trançado e destacável;
  • Comprimento: 1,8m.

Dimensões

  • Largura: 44,2cm;
  • Comprimento: 12,9cm;
  • Altura: 3,5cm; 
  • Peso (com o cabo): 1,100kg.

 Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.