A AMD aproveitou o seu keynote na CES 2019 para revelar sua nova geração de GPUs voltadas para o público gamer. A empresa apresentou a placa gráfica Radeon VII, que se destaca por ser a primeira de sua categoria a utilizar um processo de 7 nanômetros, o que proporciona ganho de desempenho consumindo menos energia.

O produto é promissor para o público gamer porque a promessa da AMD é de que a Radeon VII se compara em desempenho à GPU top de linha da Nvidia, a RTX 2080, mas com preço sugerido inferior: enquanto a Nvidia cobra US$ 800 pela RTX 2080, a Radeon VII terá o preço de lançamento de US$ 700.

Nos benchmarks revelados pela AMD, tanto a RTX 2080 quanto Radeon VII obtiveram resultados similares ao rodarem jogos em DirectX 11 e 12 na configuração máxima. A taxa de quadros permaneceu estável em pouco mais de 60 quadros por segundo ao executar os jogos “Battlefield V” e “Far Cry 5”. A AMD, no entanto, notou vantagem ao rodar “Strange Brigade” utilizando a tecnologia Vulkan: neste caso, a Radeon obteve uma média de 87 quadros por segundo contra 73 da RTX, o que é um salto considerável.

A empresa não mergulhou muito em detalhes técnicos sobre sua nova GPU, mas deu alguns dados interessantes. O primeiro deles é que a placa é capaz de entregar até 25% a mais de desempenho do que a geração anterior com a mesma energia, o que é um ponto bastante positivo.

publicidade

Outros dados revelados pela empresa incluiem o fato de que a placa conta com 60 compute units, 16 GB de meória HBM1, largura de banda de memória de 1 TB por segundo e interface de memória de 4096 bits.