Na terça-feira (08/1), a Microsoft começou a lançar a atualização KB4480970 para o Windows 7. E este update, supostamente quebrou as configurações de rede em alguns sistemas, de acordo com vários relatórios de fóruns.

Instalar a atualização cumulativa de janeiro de 2019 em seu dispositivo com Windows 7, que está em uma rede que usa SMBv2 (versão 2), fará com que você enfrente problemas inesperados de conectividade de rede. O SMB é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em outros arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de PCs.

publicidade

Um tópico do site Reddit revelou que o SMBv2 não poderia mais ser conectado após a instalação deste patch. Os administradores com redes que usam compartilhamentos SMBv2 estão relatando o bug.

“Jesus… 3 clientes ligaram para meu escritório hoje porque não conseguiam mais acessar suas pastas compartilhadas. Demorei muito para encontrar uma solução. A exclusão da atualização KB4480970 resolveu o problema ”, relatou um usuário na discussão do Reddit.

publicidade

“Temos o mesmo problema em um servidor Windows 2008 R2. Também não podemos autenticar com nosso servidor hospedado na própria rede”, observou outro usuário que confirmou posteriormente que a remoção do patch corrigiu os problemas. Os usuários também documentaram o problema no Twitter.

publicidade

 

E mais evidências foram encontradas. Em um tópico postado no fórum TechNet, que é da própria Microsoft, os usuários estão relatando que a atualização KB4480970 causa problemas no Windows 2008 R2 Server. O relatório também revelou que a desinstalação da atualização corrige o problema.

publicidade

Saiba como desinstalar a atualização KB4480970 do Windows 7 para corrigir problemas de rede

  • Abra o Painel de Controle do Windows e navegue até a página Programa e Recursos > Atualizações Instaladas, que lista todas as atualizações instaladas recentemente no sistema;

  • Você pode procurar a listagem manualmente e encontrar a atualização que começa com as letras KB;

  • Uma vez localizado, clique com o botão direito e selecione desinstalar no menu de contexto;

  • O Windows desinstalará a atualização;

  • Reinicie o PC e você poderá acessar a rede novamente.

Você também enfrentou problemas de rede depois de instalar as atualizações mais recentes do Windows 7? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.