O ano de 2015 veio e passou e poucas tecnologias vistas em De Volta para o Futuro 2 se concretizaram. Uma das coisas apresentadas no filme e que a realidade tratou de confirmar, no entanto, são os tênis que se ajustam sozinhos aos pés dos usuários, que acabaram de ganhar uma nova versão apresentada nesta quarta-feira, 16, pela Nike.

O modelo em questão é o Adapt BB, que chega como a nova geração do HyperAdapt 1.0, lançado em 2016. A Nike tem promovido os novos calçados como direcionados para a prática de basquete, e até chegou a usar astros da NBA (a liga de basquete dos EUA) no primeiro vídeo promocional.

publicidade

Por conter partes motorizadas, o Adapt BB conta com uma bateria interna que precisa ser recarregada de tempos em tempos. O usuário pode controlar o ajuste do tênis ao seu pé por meio de um aplicativo no celular, mas também por meio de botões na lateral do calçado que afrouxam ou apertam o tênis. A peça também conta com indicadores de LED para mostrar o nível de bateria.

publicidade

O preço, no entanto, ainda não é amigável. O curso do Adapt BB caiu pela metade em comparação com a geração anterior, mas ainda é caríssimo, com preço sugerido de US$ 350, o que equivale a R$ 1.300. O valor também inclui a base de recarga sem fio, necessária para lidar com a bateria do calçado.

Por este preço, é difícil imaginar que o produto venha a vender muitas unidades, mas é interessante notar que o valor está caindo. Será que a tecnologia pode evoluir ao ponto de se tornar acessível o bastante para fazer com que os cadarços convencionais se tornem coisa do passado? É esperar para ver.