EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Não é novidade que o Google está adaptando os seus aplicativos para o modo escuro, previsto para chegar junto com a próxima versão do sistema operacional, o Android Q. A gigante das buscas já oferece a opção em serviços como o YouTube, Google Notícias e, recentemente, o Google Assistente.

A última versão beta do Google App começou a mostrar os cartões do Google Assistente com um plano de fundo preto e os textos em branco. Os usuários que possuem um smartphone rodando com a versão Android 9 Pie e optaram por usar o “Modo Noturno” sempre ativado nas Opções do Desenvolvedor, já podem usar o novo recurso. Para tanto, é preciso contar com a versão 9.5 (beta) do Google App.

publicidade

Como o uso do modo escuro ainda é limitado no Android Pie, não é possível ter uma experiência completa com o modo noturno, como temos no YouTube ou mesmo em serviços de terceiros como o Twitter. Desta forma, agora só será possível ver os cartões do Google App e Google Assistente em preto.

-> Ok Google: 50 comandos de voz que você pode usar com o Google Assistente

A vantagem de contar com o modo escuro no celular é poder reduzir o consumo de bateria em aparelhos com telas OLED, pois os pixels que exibem a cor preta estão desativados, logo, não consomem energia. Em novembro, a equipe de desenvolvedores do Google apresentou um estudo mostrando que a economia de energia no modo escuro pode ser de até 60% em determinados casos, e pediu para que os desenvolvedores passassem a considerar o uso do recurso em seus aplicativos.

Como usar o modo escuro do Google Assistente no celular

publicidade

Para começar a usar o modo escuro no seu smartphone, habilite as “Opções do Desenvolvedor” clicando sete vezes sobre o número da versão do sistema (Android Pie). Depois, acesse Sistema > Opções do Desenvolvedor > Modo Noturno > Sempre ativo. Para funcionar, você também deverá contar com a última versão beta do App do Google (9.5).

Feito isso, o Google Assistente no seu smartphone deverá mostrar os cartões em preto, como nas capturas de tela que fiz com o Pixel 3:

Reprodução

Via: 9To5Google