Ao possuir uma conta premium do Spotify é bem comum que você realize o download de músicas e até mesmo álbuns para economizar no plano de dados do celular. Por padrão, no Android, o aplicativo do serviço de streaming de músicas acaba salvando os dados de sua biblioteca no armazenamento interno do aparelho, que nem sempre possui bastante espaço disponível.

Felizmente, a maioria dos celulares que rodam o sistema do Google possuem suporte para cartões microSD, que além de possuírem uma capacidade de armazenamento maior, muitas vezes acabam com espaço livre sobrando. A seguir, veja como transferir as músicas baixadas no Spotify para o cartão microSD.

-> Como baixar músicas do Spotify para ouvir no PC offline

Importante

Para realizar esta tarefa mencionada acima será utilizado um recurso do aplicativo oficial do Spotify para Android. Além disto, mesmo após transferir os dados para o cartão microSD, as músicas continuam sem a possibilidade de serem executadas em outros players de música devido a mecanismos de segurança da plataforma de streaming.

publicidade

Como transferir as músicas do Spotify para o cartão microSD

Antes de prosseguir com o passo-a-passo, certifique-se de que o cartão microSD possua um bom espaço disponível, uma vez que o tamanho das músicas que estão no Spotify variam de acordo com a qualidade em que elas estão salvas, além da quantidade de arquivos que estão armazenados no aparelho. Confira como fazer:

  1. Abra o aplicativo do Spotify normalmente e clique em “Sua Biblioteca”;

    Reprodução

  2. Na parte superior da tela, toque no ícone representado por uma “engrenagem”, deslize a tela para baixo e vá em “Armazenamento”. Ele é um dos últimos itens do menu;

    Reprodução

  3. Na nova tela, toque em “Cartão SD” e, na mensagem que surge, clique em “Ok”;

    Reprodução

  4. Aguarde o processo ser concluído.

O tempo para a transferência de sua biblioteca para outro dispositivo de armazenamento demora de acordo com o tamanho dela e, também, com a qualidade do cartão microSD utilizado. Nos testes realizados pelo Olhar Digital, ao ter uma biblioteca de aproximadamente 1 GB, o tempo de transferência ficou em torno de três minutos para ser realizado.

Feito o processo, você já deverá ter liberado espaço automaticamente na unidade em que a biblioteca do Spotify estava salva. Além disto, os novos downloads realizados dentro do aplicativo, já serão armazenados diretamente no cartão microSD.