Um arquivo com a extensão .msix é um instalador de aplicativos do Windows. A Microsoft introduziu recentemente o MSIX  como uma alternativa aos  pacotes EXE, MSI e até AppX . Tenha cuidado e garanta que você confie na fonte de um arquivo MSIX antes de executá-lo.

O Windows tem diferentes tipos de instaladores

Atualmente, o Windows possui três formatos de instalador comuns – MSI, EXE e AppX. Cada um tem pontos fortes e fracos.

Reprodução

Instaladores MSI

publicidade

Os instaladores MSI são melhores para instalações simples, pois são mais autônomos, não requerem muita interação do usuário. Eles usam uma interface gráfica de usuário (GUI) de instalação básica que instala ou desinstala o programa sem extras ou opções.

Este instalador é um conjunto compactado de arquivos contendo todos os dados necessários para o software. O processo de instalação não detecta se o software já existe ou se algum componente está faltando. Pode sobrescrever qualquer arquivo no caminho de instalação. Essa simplicidade significa que uma instalação silenciosa (sem interação) é uma tarefa fácil para os administradores realizarem.

Instaladores EXE

Os instaladores do tipo EXE são mais versáteis que os instaladores MSI, mas, com a capacidade adicional vem sempre alguma complexidade. Este instalador pode incluir opções para idiomas, complementos, detecção de instalações anteriores e muito mais. Também permitem escolher caminhos de instalação personalizados e e quais componentes instalar.

Os desenvolvedores podem adicionar sua própria marca à interface gráfica do usuário e incorporar termos de serviço específicos do idioma ou apontar para uma página da Web para uma mensagem de boas-vindas. Mas isso, por sua vez, torna a instalação autônoma silenciosa muito mais difícil e, portanto, menos útil em uma solução corporativa.

Instaladores AppX

Os instaladores do AppX são usados para aplicativos universais do Windows e compartilham alguns dos benefícios dos instaladores da MSI. Eles são instaladores simples e diretos, com poucas opções dadas ao usuário final. Além disso, eles permitem um caminho de atualização mais fácil de versões mais antigas de software para versões mais recentes e permitem uma desinstalação mais limpa.

Os instaladores do AppX também contam com a tecnologia de conteiners (blocos fechados de códigos de programação), de modo que ficam isolados do restante do sistema operacional por segurança. Infelizmente, um programa escrito para um instalador MSI ou EXE deve ser reescrito ou convertido, talvez com a ajuda de ferramentas, se for migrado para pacote AppX. E os pacotes AppX só podem ser usados com o Windows 10, portanto, versões mais antigas do sistema operacional não podem usar essa extensão.

O MSIX combina os melhores recursos do MSI e do AppX

Reprodução

Um arquivo MSIX tem os benefícios do AppX, enquanto é semelhante a um arquivo MSI. É um instalador simples, que os administradores de sistema podem até mesmo criar scripts para instalação automática e “sem supervisão”. Além disso, depende da tecnologia de conteiners, que permite desinstalações e atualizações sem problemas.

Do ponto de vista do usuário, um MSIX é instalado como um arquivo MSI, mas, nos bastidores, é instalado como um arquivo AppX. Além disso, a distribuição do MSIX fora da Microsoft Store é possível. E com este novo processo, é mais fácil trazer programas antigos e remontá-los para o MSIX.

O MSIX funciona no Windows 7, Linux e até sistemas móveis

Talvez o recurso mais interessante do MSIX é que a Microsoft lançou um SDK para melhorar a compatibilidade entre plataformas. Como visto na página do GitHub, o suporte é possível para iOS, MacOS, Android, Linux e até versões mais antigas do Windows. Os desenvolvedores colocam instruções especiais nos arquivos MSIX para permitir a identificação do SO e quais etapas devem ser tomadas.

Os programas serão desinstalados com mais segurança

Quando você instala um programa usando um MSI e EXE, ele pode fazer alterações no registro do Windows e criar arquivos e pastas em todo o sistema. Quando você desinstala o programa, esses arquivos e chaves do registro do Windows geralmente ficam para trás, deixando uma bagunça em seu sistema. Um monte de pastas e códigos de registro que não são mais usados ficam por lá, ocupando espaço e, em alguns casos, podem degradar o desempenho do sistema.

Com o MSIX, os programas são instalados em um conteiner e todos os seus arquivos necessários ficam dentro do mesmo ou seguem regras precisas e previsíveis sobre onde esses arquivos podem estar (como estar na pasta AppData ). Quando você desinstala, todos os dados que acompanham o programa, inclusive os que estão no registro do Windows, vão junto – e nenhuma desordem é deixada para trás. Isso significa que seu sistema estará mais limpo daqui para frente.

Mas ainda é um instalador, portanto, tenha cuidado

Se você está olhando para um arquivo MSIX e se perguntando se é seguro, a primeira pergunta que deve fazer é onde o instalador foi obtido. Como qualquer outro instalador de programas, se você não confiar na fonte, não deverá abri-la.

Mesmo antes de baixar o arquivo, você deve tomar medidas para garantir que ele seja seguro. Em última análise, este é um instalador, o que significa que pode potencialmente instalar um programa fantástico, um programa de lixo ou algo pior, como um vírus.

Quando teremos os arquivos tipo MSIX?

Pode demorar um pouco até vermos um arquivo MSIX. A Microsoft ainda está ajustando alguns dos recursos prometidos e, até recentemente, apenas as compilações Insider do Windows 10 poderiam criar um pacote MSIX.

Mesmo após o ajuste fino, os desenvolvedores e os provedores de tecnologia precisarão adotar, aprender e implantar o novo pacote. Os desenvolvedores estão livres para continuar criando instaladores EXE e MSI, se preferirem. A adoção de um novo formato vem com risco e custo, então os desenvolvedores devem avaliar isso em relação aos benefícios. Por isso pode demorar um pouco, mas, com mais benefício de facilidade de implementação e garantindo um sistema mais limpo, é bem provável que esse tipo de arquivo será popular. O que é bom também para nós, usuários.