Os três principais serviços de envio de mensagens online do Facebook podem passar por uma espécie de “fusão”. É o que Mark Zuckerberg e sua equipe tem planejado para WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct.

Segundo uma reportagem do The New York Times, a ideia é unificar a infraestrutura dos três apps que pertencem à empresa. Para os usuários, pouca coisa muda. WhatsApp, Messenger e Instagram continuariam funcionando como apps separados.

publicidade

A diferença é que as mensagens enviadas de um app poderiam ser lidas em outro. Desse modo, uma pessoa que só tem o WhatsApp instalado poderia receber uma mensagem enviada pelo Instagram Direct ou pelo Facebook Messenger, por exemplo.

A mudança pode facilitar a vida de quem precisa enviar uma mensagem para um contato do Facebook, mas não tem o seu número de telefone para enviar um WhatsApp, por exemplo. Ou para conectar seguidores de uma conta do Instagram.

publicidade

Para fazer isso acontecer, o NYT afirma que milhares de funcionários do Facebook estão trabalhando em mudanças no código mais básico dos três aplicativos. Isso inclui aplicar o sistema de criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp aos dois outros apps, uma exigência do próprio Zuckerberg.

O trabalho de mesclar os três aplicativos ainda em está em estágios iniciais de desenvolvimento e só deve ficar pronto no final de 2019 ou no começo de 2020, disseram as fontes do NYT. O Facebook confirmou que está trabalhando para tornar a experiência de mensagens em seus apps mais funcional, mas não quis comentar a possibilidade de unir os três serviços.

publicidade

-> WhatsApp: dicas, histórias e tudo o que você precisa saber
-> Facebook: confira a história e dicas para usar a rede social com segurança
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo
-> Confira 3 dicas para usar o Facebook Messenger com mais privacidade