O Bluetooth vai ganhar uma nova versão em breve em smartphones e outros dispositivos. A Bluetooth Special Interest Group (SIG), que desenvolve a tecnologia, anunciou que a edição 5.1 da conexão sem fio ajudará na localização do usuário em ambientes internos. A expectativa é que a novidade seja bastante útil para navegação, busca por objetos e uso de realidade aumentada (AR).

Atualmente, as conexões Bluetooth já podem ajudar o usuário a se localizar ou a encontrar um objeto perdido no ambiente. Isso se dá através da análise da intensidade do sinal, o que diz somente se o celular está perto ou longe do emissor. Já no padrão 5.1 do dispositivo será possível detectar não só a força do sinal como também a direção de sua origem, conforme publicou o Neowin.

publicidade

A expectativa é que as novas capacidades trazidas pelo Bluetooth 5.1 ajudem principalmente na navegação interna em ambientes fechados, como shoppings e museus. Basta alguns sensores instalados no ambiente para que o dono do smartphone seja orientado com precisão para que lado deve ir. Outro exemplo é o uso de chaveirinhos localizadores, que agora vão indicar a direção de um objeto.

De acordo com a SIG, o Bluetooth 5.1 tem precisão para localizar o usuário na casa dos centímetros. Já os sinais GPS usados atualmente nos celulares podem ter margem de erro de até 4,9 metros, sem contar na interferência sofrida em espaços internos.

publicidade

Por fim, o novo padrão de conexão sem fio traz ainda algumas melhorias na velocidade e tempo de conexão, bem como reconhecimento de outros dispositivos no ambiente. O Bluetooth 5.1 já está disponível para desenvolvedores que queiram usá-los em seus aplicativos. Já a chegada a smartphones vai depender das fabricantes.