Quando você está utilizando o computador, quase sempre o seu celular deve ficar na mesa próximo a ele ou até mesmo em seu bolso. Assim, ao deixar o celular longe do PC, pode se presumir que você não esteja perto dele e, por isso, pode ser interessante fazer com que o bloqueio do computador seja feito de forma automática.

Felizmente, o Windows 10 conta com um recurso exatamente para essa tarefa mencionada acima, que é nativa dele. A seguir, veja como fazer o Windows 10 ser bloqueado ou desbloqueado automaticamente dependendo da proximidade de seu celular com ele.

Importante

Para realizar este procedimento é necessário possuir um celular com Android ou iPhone e um computador com o Bluetooth habilitado. No caso, o Bluetooth é quem fará a conexão entre os dois dispositivos, podendo monitorar se eles estão em um mesmo ambiente.

Como conectar o celular via Bluetooth com o Windows

O primeiro passo para poder realizar esta tarefa do desbloqueio do celular é conectá-lo ao PC via Bluetooth. Caso ainda não tenha feito isto, siga estes passos:

publicidade
  1. Aperte as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows e entre em “Dispositivos”;

    Reprodução

  2. Clique em “Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo”;

    Reprodução

  3. Na nova janela, selecione a opção “Bluetooth”;

    Reprodução

  4. Na lista, selecione o seu aparelho celular e siga as instruções do Windows para pareá-lo. É claro, lembre-se de deixar o celular com o Bluetooth habilitado e visível para outros equipamentos durante esta etapa.

    Reprodução

Como ativar o bloqueio dinâmico

Agora que o celular já está conectado ao computador, é necessário apenas ativar uma função para que ele possa ser bloqueado automaticamente ao sair de perto dele. Confira como prosseguir:

  1. Mais uma vez, pressione as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows e entre em “Contas”;

    Reprodução

  2. Pelo menu que fica na esquerda, clique em “Opções de entrada”;

    Reprodução

  3. Deslize a tela um pouco para baixo e marque a opção “Bloqueio dinâmico”.

    Reprodução

Neste momento, o seu computador já vai ser bloqueado automaticamente após você sair de perto dele. Caso queira fazer um teste para saber se está tudo funcionando, basta desligar o Bluetooth do celular e aguardar trinta segundos na frente do PC sem mexer nele, que é o tempo necessário para que ele seja bloqueado automaticamente.

Pronto! Agora, você já sabe como utilizar o celular para bloquear ou desbloquear o Windows 10. Lembre-se que se você deixar o smartphone perto do computador, o bloqueio dele não ocorrerá.