Uma das tendências para o ano de 2019 é a chegada dos primeiros aparelhos com o padrão Wi-Fi 6. Os roteadores com essa capacidade já começaram a ser demonstrados durante a CES, e o Galaxy S10 deve ser um dos primeiros celulares a inaugurar o padrão entre os smartphones.

A informação vem com a descoberta dos registros realizados pela Samsung no FCC, o órgão governamental dos Estados Unidos que equivale à Anatel na supervisão das telecomunicações. Como descobriu o site Droid-Life, o documento detalha o suporte ao padrão 802.11ax, que foi rebatizado pela Wi-Fi Alliance para Wi-Fi 6 por ser mais amigável e compreensível para um consumidor comum.

publicidade

Pelos documentos, as três versões esperadas do Galaxy S10 terão suporte ao Wi-Fi 6, o que é uma boa notícia até para quem está de olho na versão mais acessível do aparelho. Espera-se que a Samsung apresente no dia 20 de fevereiro o Galaxy S10 padrão, o Galaxy S10+, com alguns recursos extras, tela maior e bateria e o Galaxy S10E (ou Lite), que será mais barata e com algumas funções a menos.

Boa parte dos compradores do Galaxy S10, no entanto, não poderão aproveitar os ganhos de desempenho do Wi-Fi 6 por algum tempo. Isso porque não adianta apenas o smartphone ter suporte à tecnologia; também é necessário que o roteador tenha essa capacidade, e as pessoas tendem a trocar de roteador com uma frequência menor do que seus celulares. Ainda que a maioria não consiga aproveitar o Wi-Fi 6 imediatamente, ter o novo recurso é bom quando se pensa no futuro.

publicidade

As vantagens do Wi-Fi 6

Durante a CES 2019, as fabricantes de roteadores começaram a colocar no mercado os primeiros roteadores com o Wi-Fi 6, e as vantagens são interessantes. Primeiro, as velocidades estão consideravelmente maiores: a expectativa é que quando apenas um dispositivo estiver conectado às redes, a velocidade teórica de transferência de dados do Wi-Fi 6 é 40% maior do que era com o protocolo 5.

Mais do que isso, o novo protocolo se baseia na premissa de que cada vez mais dispositivos se conectarão a um único roteador, com a ideia de que pessoas terão PCs, celulares, tablets, consoles, TVs e outros aparelhos conectados. Por isso, o Wi-Fi 6 foi pensado para gerenciar melhor múltiplas conexões, criando menos gargalos, tornando seu uso mais eficiente em lugares públicos, em escritórios ou em casas onde há muitos dispositivos conectados. Para finalizar, o Wi-Fi 6 também foi pensado para economizar energia, então quando seu celular equipado com a tecnologia se conectar a um roteador compatível, o consumo de bateria decorrente do uso de internet será reduzido.

publicidade

Entre os modelos de roteadores já confirmados com Wi-Fi 6 estão o ROG Rapture GT-AX11000, que alcança velocidades de até 11 Gbps, sendo um canal de 2,4 GHz e dois de 5 GHz e o Archer AX11000, da TP-Link, que alcança a mesma velocidade teórica dividida em três canais, exatamente como o roteador da Asus.