Ao utilizar o Android para jogar algum game mais pesado, não existe nada mais decepcionante do que ser atrapalhado pelo lag, aquelas lentidões que fazem você errar até mesmo os movimentos mais simples. É claro que isto pode estar relacionado ao seu aparelho não ter uma boa configuração, mas existem soluções que podem diminuir bem este tipo de problema.

Para lhe ajudar a solucionar esta situação sem ter que gastar nada, o Olhar Digital separou cinco dicas para tirar o lag de qualquer jogo do Android. Todas elas podem ser realizadas em um aparelho sem precisar de root e sem oferecer qualquer risco para você ou para o sistema. Confira:

Modo avião

Todos os celulares, independentemente de estar com o Android ou iOS (sistema do iPhone), possuem o modo avião, que lhe deixa sem qualquer tipo de conexão. Apesar disto, quando ele está ativo, o seu usuário ainda pode habilitar o Wi-Fi no aparelho e assim jogar os seus games favoritos online.

Reprodução

publicidade

Esta dica apesar de simples é bem funcional, pois, quando o celular está neste modo, o sistema não precisa rodar alguns processos em segundo plano, que seriam executados por padrão, o que consequentemente diminui a lentidão vista ou sentida nos jogos.

Apagar o cache

Os aplicativos e games que ficam instalados no Android acabam gerando um arquivo de cache, que na teoria serve para agilizar o processo de carregamento de alguns itens dentro deles. Entretanto, quando este arquivo começa a ficar com um tamanho grande, eles atrapalham o desempenho do aplicativo ou jogo em questão. Veja como eliminá-los sem ter que instalar nada:

  1. Entre no menu de “Configurações” do Android e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Selecione o jogo com o qual está tendo problemas na lista e entre em “Armazenamento”;

    Reprodução

  3. Toque em “Limpar cache” e aguarde o processo ser concluído.

    Reprodução

Depois de ter realizado este processo, basta reiniciar o jogo para que a configuração surta efeito.

Verificar opções gráficas

Uma das dicas que mais pode surtir efeito para você é fazer a alteração das opções gráficas dentro dos jogos, que muitas vezes vem com configurações que não condizem com a potência do seu celular. O menu para acessar estas configurações varia de jogo para jogo, mas veja no exemplo abaixo como isto pode ser alterado no Free Fire:

  1. Abra o jogo normalmente e, em sua tela inicial, clique no ícone que é representado por uma “engrenagem”;

    Reprodução

  2. Na guia “Básico”, marque a opção “Suave” em “Gráfico”.

    Reprodução

Após ter realizado este processo, você deverá notar que os gráficos do jogo não devem estar mais bonitos como antes, entretanto, ele estará rodando com mais fluidez.

Fechar aplicativos abertos em segundo plano

Outra dica bem simples, mas que é essencial consiste em finalizar os programas sendo executados em segundo plano. Este processo é feito simplesmente por apertar o botão de seu celular que abre a lista de aplicativos abertos e finalizá-los antes de abrir o seu jogo.

Reprodução

Usar ferramentas de manutenção

A Google Play possui diversos aplicativos para realizar a manutenção do Android, entretanto, alguns aparelhos de marcas específicas já trazem estes recursos integrados ao sistema. Por exemplo, veja como fazer a manutenção de um aparelho da Samsung sem ter que instalar nada:

  1. Na tela inicial do aparelho, entre na parte de “Configurações do Android”;
  2. Agora, vá em “Manutenção do aparelho” e use o botão “Otimizar agora”.

    Reprodução

Pronto! Com estas dicas, você já deve estar livre do lag para rodar qualquer jogo em seu celular com Android.