Uma das principais novidades da próxima versão do sistema operacional móvel do Google será em relação à privacidade. O Android Q renova os controles de permissão com novas funcionalidades e tem agora um recurso que informa quando um app estiver sendo usado sem permissão. 

Em “Configurações> Aplicativos e notificações> Permissões de aplicativo”, o sistema mostra, para cada permissão, uma nova exibição para a lista de aplicativos. Além disso, ficará disponível uma lista com os apps que dão a permissão e outra com os que a negam.

Outra novidade é o recurso de exibição detalhada de permissões, que possibilita ver o que o aplicativo está fazendo com as liberações. Ele fica disponível no gerenciamento dos programas baixados. Já a concessão de licenças, mais uma novidade do Android Q, oferece ao usuário a possibilidade de acesso a sua localização apenas quando o aplicativo está em uso. Essa novidade ajuda a evitar o rastreio da localização em segundo plano.

Para os apps mais antigos (API 22 ou anterior), que não têm suporte a permissões de tempo de execução, a atualização exibe uma nova janela de gerenciamento antes de executá-los pela primeira vez.

publicidade

Notificação na barra de status

Um das novidades mais importantes do Android Q é que, pela primeira vez, a barra de status vai alertar quando um aplicativo usar uma permissão confidencial, como a câmera, o microfone ou a localização. Assim, se um app começar a usar a câmera, por exemplo, um ícone de câmera vai aparecer na barra de status, ao lado do ícone de bateria. Além disso, o sistema mostrará uma notificação para acessar as configurações de permissão do aplicativo.

O Android Q também adiciona novas categorias na seção de aplicativos que já vêm instalados, como player de música ou galeria de fotos. Dessa forma, o sistema operacional sabe qual é a plataforma em que o usuário prefere ouvir músicas e visualizar mídias.