Os controles Bluetooth como este modelo analisado pelo Olhar Digital fazem um grande sucesso com os celulares Android. Apesar de muitos jogos recentes terem suporte nativo a eles, não é incomum que você acabe encontrando algum game que não reconheça este tipo de joystick, deixando-o sem função.

Felizmente, graças a desenvolvedores, a Google Play possui algumas soluções para contornar este problema e fazer com que os controles Bluetooth funcionem em qualquer jogo do Android. A seguir, confira como jogar qualquer game do Android com controles Bluetooth, mesmo que eles não ofereçam compatibilidade.

publicidade

Como funciona

Se você já utilizou emuladores de Android no computador, provavelmente já teve que mapear alguns botões touch (virtuais) para comandos do teclado e do mouse. No Android, o processo é bem similar, mas a emulação vai diretamente para o joystick conectado ao celular.

Como configurar os jogos e o controle

Antes de começar o tutorial, certifique-se de fazer o pareamento do controle com o smartphone. Além disto, tenha em mente que, alguns jogos como o PUBG reconhecem este tipo de truque como uma trapaça e podem banir a sua conta, portanto, certifique-se que o seu jogo não tenha alguma regra clara contra o uso de controles.

publicidade

Feita estas devidas ressalvas, segue abaixo o passo-a-passo para jogar qualquer jogo com controle no celular:

  1. Com o controle conectado, acesse normalmente a Google Play e faça o download do Octopus;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, conceda as permissões necessárias para que ele funcione corretamente;

    Reprodução

  3. Neste momento, note que o seu controle deverá aparecer na parte superior do programa. Agora, clique em “Adicionar” e selecione o jogo desejado;

    Reprodução

  4. De volta a tela inicial do programa, toque sobre o nome do jogo que acaba de adicionar e, na mensagem que aparece, toque em “Para ligar”;

    Reprodução

  5. Conceda mais esta permissão que é solicitada, ela é essencial para o programa funcionar;

    Reprodução

  6. Volte mais uma vez a tela inicial do programa e selecione o jogo a ser aberto.

Com o jogo está aberto, é necessário fazer mais uma configuração para que ele funcione com o controle. Veja:

publicidade
  1. Com uma partida em andamento, toque no ícone do Octopus que aparece no jogo;

    Reprodução

  2. Então, toque no ícone que representa um joystick;

    Reprodução

  3. Selecione a opção “Gamepad”;

    Reprodução

  4. De volta ao menu anterior, toque no ícone de “+”;

    Reprodução

  5. Arraste os ícones para as funções necessárias do jogo. No caso dos botões, aperte eles ao acabar de arrastar um ícone;

    Reprodução

  6. Por fim, toque no botão de confirmar.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como jogar qualquer game do Android com conforto ao utilizar um joystick. Lembre-se que, além dos joysticks Bluetooth alternativos, os controles do PS4 e Xbox One também são compatíveis com este programa e podem ser utilizados em qualquer game.