A Samsung voltou atrás na política sobre os updates do Galaxy A5. Em vez de continuar a recebê-los mensalmente, os dispositivos vão ser atualizados apenas a cada três meses. Isso pode não parecer muito, mas são boas notícias para os aparelhos que virão.

Três anos atrás, a Samsung lançou o Galaxy A5 e, desde então, o modelo recebe pacotes de atualização do Google e da Samsung praticamente todos os meses. Agora, como o GalaxyClub aponta, a Samsung removeu o A5 da lista de smartphones que recebem atualizações mensais de segurança e o colocou entre os que são modificados apenas trimestralmente.

A primeira impressão é de que a notícia é ruim para quem ainda usa esse celular, mas a realidade é outra. Há anos, a Samsung remove dispositivos atualizados mensalmente de sua lista oficial depois de o modelo três anos de mercado. A palavra-chave aqui é: remove. Apesar de os modelos receberem alguns updates esporádicos depois de serem removidos da lista, nenhuma regularidade é prometida.

O ‘rebaixamento’ das atualizações do A5, portanto, é algo bom, já que significa que o celular não vai ser removido totalmente das políticas de atualização da Samsung. De modo mais direto: essa é a primeira vez que a empresa promete manter os updates de segurança regulares em um dispositivo que já tem três anos de mercado.

publicidade

Ainda assim, apesar da reputação lamentável no aspeto das atualizações, a companhia as está melhorando. Recentemente, o Galaxy J7 passou por seu segundo maior upgrade de sistema operacional e todos os aparelhos de 2017 vão receber o Android Pie. Talvez, isso seja a primeira visão de uma melhor política de atualização no futuro.

Vale lembrar, ainda, que o Galaxy S7 é o próximo a completar o aniversário de três anos, que acontecerá no próximo mês. A pergunta que fica é se ele será removido da lista de atualizações, como o Galaxy S6, ou apenas rebaixado com a promessa de upgrades trimestrais, como o A5? Vamos acompanhar!