

A preocupação com a sua casa ou escritório aumenta cada vez mais devido à violência e, por isto, um dos aparelhos que se popularizaram bastante nos últimos tempos foram as câmeras IP. Através delas, mesmo remotamente, você consegue ver em tempo real as imagens do ambiente em que elas estão instaladas, sendo itens ideais para fazer a vigilância de um portão ou algo do tipo.
Caso você possua um celular com Android, mesmo que antigo e ele esteja sem uso, saiba é possível dar uma nova vida a ele ao utilizá-lo no lugar de uma câmera IP, podendo até mesmo acabar economizando um pouco de dinheiro por não precisar investir em um equipamento novo. A seguir, veja como transformar um celular Android em uma câmera de segurança IP.
Para que esta tarefa seja possível de ser realizada é necessário fazer a instalação de um programa no Android e, também, que ele esteja conectado a uma rede Wi-Fi. Desta forma, através de um computador ou de outro celular, será possível acompanhar as imagens vistas por ele em tempo real.
Caso você queira acessar esta câmera fora do ambiente de rede original, será necessário fazer o redirecionamento da porta TCP 8080 em seu roteador.
O programa a ser utilizado no celular é gratuito, mas contém alguns recursos pagos, que não chegam a atrapalhar o seu funcionamento principal. Além disto, todas as principais funções avançadas dele funcionam sem depender da sua licença. Veja como obter este aplicativo e configurá-lo:
Existem dois métodos para acessar a imagem da câmera que está sendo transmitida em tempo real. A primeira que é a oficial, se dá por meio do navegador ao acessar o IP do celular como se fosse um site. Confira:
Ainda través desta primeira forma de acesso, você tem acesso a alguns recursos extras para serem ativados remotamente. Por exemplo, é possível iniciar uma gravação da imagem para um arquivo, ativar o Flash da câmera ou o modo de visão noturna, entre outras opções.
Já o segundo método é um pouco mais simples e envolve o uso de um player de vídeo como o VLC. Apesar de esta também ser uma forma eficaz para ter o acesso a imagem da câmera, ela possui menos opções de controle sobre a câmera, servindo apenas para a reprodução da imagem ou áudio. Siga os passos:
Pronto! Agora, você já sabe como deixar um celular Android funcionando como uma câmera IP. Além destas opções demonstradas aqui, também é possível configura o programa para que ele salve automaticamente os vídeos em um servidor, de forma que você possa saber o que aconteceu durante o dia.