Quando você está na internet é quase inevitável ter que utilizar o Google, seja para acessar um dos serviços dele ou para fazer uma pesquisa sobre um assunto de seu interesse. Apesar da segurança do Google, uma preocupação deve existir para todos, que consiste na privacidade, já que tudo o que você faz por meio dele Google fica armazenado em seus servidores.

Considerando esta situação talvez assustadora, você com certeza já deve ter tido curiosidade sobre quais são os dados que o Google possui armazenado sobre você. A seguir, veja como saber tudo que o Google sabe sobre você.

Como ver o que o Google sabe sobre mim no computador

O Google oferece algumas formas de saber quais dados seus estão sendo armazenados por ele. O método mais organizado consiste em ver os itens separados por tópicos, ou seja, você terá ao histórico de localização, dados salvos por aplicativos e outras informações devidamente categorizadas.

Desta forma, para lhe ajudar, o Olhar Digital separou os links que mostrarão todos os dados que o Google sabe de você. Para utilizá-los, entretanto, fica o aviso que é necessário estar logado com a sua conta do Google no navegador, como por exemplo no serviço do Gmail. Veja quais são estes itens e o que eles abordam:

publicidade

Atividade de web e apps

Através do link acima, você poderá conferir o seu histórico de buscas feitas no Google e também o que tem realizado nos demais aplicativos da empresa, que incluem o Chrome e ações realizadas no Android, como por exemplo a abertura de aplicativos.

Histórico de localização

Quando você está utilizando um aplicativo do Google principalmente em celulares, é bem comum que seja registrado onde você está no momento. Verificar este histórico, por exemplo, pode ser útil para encontrar um notebook ou celular que tenha sido perdido ou roubado.

Reprodução

Informações do dispositivo

Neste item, o Google está monitorando o seu celular para saber quando algumas ações básicas foram realizadas, como por exemplo quando ele foi ligado ou desligado e quando informações de contato foram alteradas.

Atividades de voz e áudio

Toda vez que você pede para o Google Assistente realizar uma ação, o comando de voz dado a ele é salvo pelo Google. Nesta lista, você vê todos estes itens, incluindo a possibilidade de reproduzi-los.

Reprodução

Histórico de pesquisa do YouTube

Neste item, assim como o seu nome sugere, você poderá ver todas as pesquisas que foram feitas no YouTube e não pelo Google.

Histórico de exibição do YouTube

O último item desta lista também é referente ao serviço de streaming de vídeos do Google, mas diferente da opção acima, aqui só serão exibidos os vídeos que você assistiu ou reproduziu no YouTube.

Como desativar estes dados coletados pelo Google

Agora que você já conhece alguns dos principais dados que o Google armazena sobre você, talvez seja uma boa ideia desativar eles, ao menos o que você achar intrusivos. Para isto, você deverá acessar este link e desmarcar a chavinha de cada item indesejado.

Reprodução

Como baixar os dados que o Google sabe sobre mim

Assim como foi dito acima, existem duas formas de descobrir os dados que o Google armazena sobre você. A primeira como você viu é feita completamente online, sendo que a segunda consiste em um download com todos estes dados. Confira como ele é feito:

  1. Acesse este link para ter acesso ao painel de controle da sua conta Google;
  2. Na página aberta, clique em “Dados e personalização”;

    Reprodução

  3. Desça a página até a parte “Fazer o Download, excluir ou criar um plano para seus dados” e utilize a opção “Fazer o download dos seus dados”;

    Reprodução

  4. Selecione todos os itens que farão parte do compilado de dados e clique em “Próxima” no final da página;

    Reprodução

  5. Deixe o arquivo selecionado como um ZIP, escolha o seu tamanho máximo e qual a forma de download para ele ser enviado até você.

    Reprodução

Depois de ter realizado os procedimentos acima, você receberá diretamente pelo meio selecionado o download dos seus dados em um arquivo ZIP. Entretanto, é necessário avisar que este processo não é instantâneo, ou seja, pode levar horas ou dia até que o Google prepare o arquivo com seus dados para o envio.

Como ver o que o Google sabe sobre mim pelo celular

Para ver o que o Google sabe sobre você no celular o processo é bem simples, sendo que você encontrará os mesmos itens descritos acima, com a sua interface adaptada para a tela do celular, é claro. Saiba como acessá-los:

  1. Entre na tela de “Configurações” do Android e vá em “Google”;

    Reprodução

  2. Toque em “Conta do Google” e entre em “Dados e personalização”;

    Reprodução

  3. Na parte de “Controles de atividade”, é possível ver todos os itens que o Google guarda sobre você separados por categoria. Já no final da tela, é possível fazer o download dos seus dados em um único arquivo, mas assim como no computador, o processo não instantâneo.

    Reprodução

Além de ver os dados que o Google sabe sobre você no celular, também é possível desmarcar as opções que não devem ser guardadas por ele, assim como foi feito no computador.
Pronto! Agora, você já sabe tudo o que o Google guarda de informações suas, incluindo a possibilidade de tirar as opções que lhe são impertinentes.