No dia 8 de fevereiro, no Aeroporto de Heathrow, em Londres, o piloto do voo 276 tentava aterrissar a aeronave em meio a tempestade Erik, com ventos que chagavam a 120 km/h. No último instante, o piloto decidiu abortar a aterrissagem e executar uma manobra conhecida como TOGA. TOGA corresponde a Take Off, Go Around (Decole e dê a volta, em tradução livre).

Nesse momento crítico de voo, os pilotos recebem treinamento para aumentar a velocidade do motor no nível “TOGA” e levantar o nariz da aeronave em um ângulo específico.

publicidade

Em um vídeo publicado no perfil BIG JET TV (@BigJetTVLIVE) no Twitter, o momento em que piloto realiza esse feito é mostrado. No último instante do pouso ele levanta voo novamente. Confira o vídeo:

publicidade

 

Um outro vídeo foi divulgado e mostra a visão de um passageiro de dentro do avião no momento em que o piloto realiza a manobra.

publicidade

 

 

publicidade

Os aviões de passageiro modernos têm botões TOGA dedicados que se encontram na alavanca de aceleração automática – o autothrottle. Em condições normais, o autothrottle permite ao piloto selecionar diferentes modos de voo, que regulam de forma automática a potência dos motores e o consumo de combustível. Um avião em modo TOGA, literalmente, coloca os motores em potência máxima para que ele recupere altitude e posso tentar pousar novamente.

Minutos após a manobra de emergência, o piloto conseguiu aterrissar com sucesso sem sofrer nenhuma outra interferência, mesmo com os ventos ao redor do aeroporto estarem muito fortes durante todo o fim de semana.