O sarcasmo está presente na vida de todos, e nas redes sociais ele é bastante usado. E a Câmara Municipal de Brisbane (BCC), na Austrália, está usando a inteligência artificial (IA) para reinterpretar mensagens e informações de seus cidadãos, incluindo aquelas consideradas sarcásticas.

O projeto, que tem o intuito de entender mais sobre as pessoas, precisou ensinar ao Watson, a plataforma de IA da IBM, a interpretar sentimentos, sendo capaz de perceber quando o comentário está no sentido literal ou não.

Ao longo de 7 semanas, a plataforma aprendeu a entender o tom das postagens nas redes e as siglas e informações usadas na BCC. Mais de 20 milhões de dados de três anos foram minerados com a ajuda da Max Kelsen e da Sprout Research, duas firmas sediadas no estado de Queensland – cuja capital é Brisbane. A partir delas, novas descobertas sobre a população foram desvendadas e outras puderam receber um novo significado.

Brisbane, que tem a segunda maior Câmara Municipal do hemisfério Sul, possui mais de 1,3 milhão de interações anuais apenas no atendimento ao cliente, se contar com os serviços das bibliotecas e os dados do transporte público. O gerente de atendimento ao cliente da BCC, Shane Hackett, disse que “o IBM Watson está trabalhando para prever o câncer – logo, identificar comentários sarcásticos é uma coisa bastante básica no que diz respeito à IA”.

publicidade

O projeto inteiro teve o custo de 40 mil dólares australianos, um valor considerado  baixo por Hackett. Ele ainda apontou que recorrer a IA para vasculhar melhor as informações é a melhor forma de aprender algo novo.