Lançado em 2004, o Gmail transformou a forma como pessoas trocam mensagens pela internet e se tornou o serviço de e-mails mais popular do mundo, mantendo uma imensa quantidade de usuários mesmo 15 anos após o seu lançamento. O sucesso dele é justificado: quando saiu, não existia nenhum serviço parecido, e tudo o que veio depois tentou alcançar a qualidade do serviço do Google.

Criado como um projeto paralelo por um engenheiro do Google que desenvolveu uma plataforma de e-mails para ser usado internamente por funcionários da empresa. Ele acabou crescendo e se tornando um produto real e, nos 15 anos seguintes, acumulou mais de 1 bilhão de usuários.

publicidade

O Olhar Digital preparou um artigo especial com as informações mais importantes que você precisa saber sobre a história do Gmail: quando ele surgiu, quem criou e mais. Confira abaixo:

Como o Gmail surgiu

Apesar do lançamento oficial ter sido em 2004, a história do Gmail começa alguns anos antes. Em 2001, o engenheiro Paul Buchheit, que tinha experiência na criação de serviços de webmails ao trabalhar na área durante os anos 1990, começou a desenvolver um serviço para ser usado internamente entre funcionários do Google.

publicidade

-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail

Ele observou os principais nomes do mercado – na época, Yahoo! Mail e Hotmail – e listou as principais deficiências deles: interface confusa e lenta, uso de linguagens defasadas de programação, e falta de espaço para armazenamento das mensagens, o que obrigava usuários a ter que apagar e-mails antigos ao atingir o limite de espaço oferecido pelos serviços.

publicidade

Os engenheiros do Google também se esforçaram para incorporar o principal produto da empresa ao serviço de e-mails: com o mecanismo de busca integrado ao webmail, usuários conseguiam encontrar com facilidade mensagens antigas – o que se tornou ainda mais importante considerando o espaço disponibilizado pelo Gmail.

Reprodução

publicidade

Assim, no dia 1º de abril de 2004, o Google lançou oficialmente o Gmail. Inicialmente, apenas alguns usuários sortudos receberam convite para acessar o serviço. Quem podia usar ficava encantado: com uma interface simples e limpa, o Gmail era leve e abria mensagens rapidamente independentemente da potência do computador do usuário. Além disso, em tempos que webmails ofereciam entre 2 MB e 4 MB para guardar e-mails, o Gmail tinha 1 GB de espaço.

O sucesso foi imediato e o Gmail não demorou muito para se tornar o serviço de e-mail mais usado do mundo. Com o passar do tempo ele se tornou cada vez mais importante – hoje em dia, a sua conta do Gmail é a porta de entrada para o mundo do Android, por exemplo.

Confira algumas dicas para aproveitar melhor o Gmail