

O Gmail é o serviço mais popular do mundo, mas pode ser que muitos usuários não conheçam alguns dos seus principais recursos. O webmail do Google permite, entre outras coisas, criar mensagens que se autodestroem, cancelar o envio de e-mails, personalizar a caixa de entrada e ainda conta com uma série de ferramentas para ajudar a manter usuários em dia com a grande quantidade de e-mails trocados.
O Olhar Digital já preparou um artigo com a história do Gmail, e agora preparou mais um com algumas dicas básicas para você aproveitar ao máximo o webmail do Google. Confira abaixo como encontrar recursos que podem parecer básicos para alguns, mas podem ser desconhecidos para outros.
Entre nossas dicas estão sugestões de como cancelar o envio de e-mails, como personalizar sua caixa de entrada, além de criar mensagens com prazo de validade, e mais. Confira nossas dicas abaixo:
Uma conta recém-criada no Gmail vai contar com o design básico do webmail, que envolve uma interface majoritariamente branca. Mas e se você quiser uma cor diferente? É possível alterar essas configurações, assim como também dá para definir uma imagem para ser usada como fundo da sua caixa de entrada.
Confira abaixo como fazer para alterar tanto a cor quanto o tema do Gmail pelo navegador:
Desde meados de 2018, o Gmail oferece sugestões de mensagens para usuários enviarem para seus contatos. A ideia é facilitar a resposta do e-mail – a inteligência artificial do Google analisa a mensagem e o contexto dela e oferece algumas pequenas frases que podem ajudar a dar andamento ao assunto.
-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
O recurso se chama Smart Compose e está ativado para todos os usuários do Gmail em português. Caso você faça parte de uma troca de e-mails sobre um almoço, por exemplo, o Gmail oferece sugestões de como continuar a conversa – aceitar ou recusar o convite, por exemplo. É possível também simplesmente ignorar essas sugestões e escrever a mensagem da maneira que você desejar.
O Gmail também tem um “modo confidencial” que permite o envio de mensagens que se destroem depois de um tempo. É um ótimo recurso para quem quer mais privacidade nas mensagens trocadas pelo serviço do Google.
As mensagens confidenciais têm duas características importantes: a primeira delas é que você pode definir um período de validade. Isso significa que, se você definir um prazo de, por exemplo uma semana, ela irá expirar e deixará de estar acessível depois do período de sete dias. Também é possível revogar o acesso da outra pessoa ao email a qualquer momento, se você preferir.
A segunda característica é a capacidade de definir quem pode ver a mensagem. Se você está enviando a mensagem para outro usuário do Gmail, você tem a opção de definir se prefere travar o conteúdo com uma senha enviada para o seu contato por SMS e só assim o texto poderá ser lido. Se a pessoa não usar Gmail, ela obrigatoriamente receberá um outro email com a senha ou um código via SMS para autenticação, e só aí ela poderá ler a mensagem.
Para usar o recurso, é só seguir os passos abaixo:
Enviou uma mensagem sem querer? O Gmail permite cancelar. E-mails com informações erradas ou incompletas podem se tornar uma dor de cabeça mais para frente, mas felizmente o Google incluiu uma maneira de desfazer um envio errado pelo Gmail.
É bem fácil cancelar o envio de uma mensagem: durante alguns segundos após tocar no botão para enviar, você encontrará um banner com a opção de desfazer o envio. É só clicar nele e pronto – o destinatário não vai mais receber aquela mensagem. Vale ressaltar que, caso o banner desapareça (só é possível cancelar mensagens durante um curto período de tempo após o envio), já era: não tem mais como voltar atrás.