Uma das principais características do Android é a personalização: por ser um sistema aberto, é bem fácil desenvolver e disponibilizar aplicativos que podem até mesmo alterar o funcionamento e o design de um celular. Uma das ferramentas que pode ser substituída é o teclado.

Celulares com o sistema do Google podem usar uma série de aplicativos diferentes que estão disponíveis na Play Store e servem como alternativa aos softwares que vêm instalados nos dispositivos. Isso inclui alguns outros teclados que adicionam recursos extras como temas, inteligência artificial, busca por GIFs, emojis e muito mais.

Para ajudar usuários do sistema operacional a conhecerem alguns dos melhores teclados para seus aparelhos, o Olhar Digital separou alguns aplicativos gratuitos para o seu Android e que podem ajudar a tornar suas conversas mais práticas e divertidas. Confira nossa seleção abaixo:

Como alterar o teclado no Android

Quando algum dos aplicativos de teclado estiver instalado, você tem algumas maneiras de definir se ele vai ser o seu teclado padrão ou não. Uma delas é buscando pelo app na sua lista de softwares instalados – toque para abrir como faz com um aplicativo comum para selecioná-lo.

publicidade

Outra forma é a partir das configurações do Android. Entre em Configurações, depois em Idioma e entrada e procure Teclado atual para selecionar uma das opções instaladas no seu dispositivo. Você pode ter quantos teclados instalados quiser, e é só refazer esses passos para trocar de um para outro.

SwiftKey

 Reprodução

Atualmente pertencente à Microsoft, o SwiftKey é um dos mais populares teclados para Android e foi bastante integrado a recursos da desenvolvedora do Windows. O SwitfKey conta com uma série de temas diferentes para mudar a cara do teclado, além de suporte a GIFs e emojis e vários idiomas. Ele também conta com um poderoso sistema de reconhecimento de escrita que identifica a forma como você conversa com amigos e oferece sugestões de próximas palavras para digitar.

O aplicativo é gratuito, mas conta com microtransações – usuários conseguem comprar temas extras através de uma loja interna do SwiftKey. Faça o download pela Play Store aqui.

Teclado GO

Usado por mais de 200 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, o Teclado GO tem funcionalidades bem interessantes. Ele conta com centenas de emojis e emoticons para serem trocados durante conversas. Com diversas opções de personalização, ele permite alterar tema com facilidade e até definir o som que toca ao digitar.

Ele é gratuito e conta com microtransações. Faça o download pela Play Store aqui.

Teclado Emoji Facemoji

Reprodução

O Facemoji é uma ótima opção para quem gosta de usar muitos emojis, figurinhas e GIFs nas conversas: com mais de 3,5 mil opções, ele promete tornar qualquer conversa pelo Facebook, Messenger, WhatsApp e redes sociais em geral bastante divertida. Além disso, ele conta com diversos temas diferentes, personalização de cores e muito mais.

O Teclado Emoji Facemoji é gratuito para baixar, e conta com microtransações. Faça o download dele pela Play Store aqui.

Gboard

Reprodução

Nossa última sugestão é o teclado desenvolvido pelo próprio Google. O Gboard conta com uma série de recursos inteligentes, incluindo previsão do que está sendo escrito, digitação por voz, escrita à mão e mais. Ele tem um botão dedicado ao Google para realizar pesquisas no buscador, e também permite procurar por GIFs e figurinhas.

Diferentemente dos outros aplicativos que recomendamos, o teclado do Google é completamente gratuito e não oferece nenhum tipo de microtransação. Faça o download dele pela Play Store do Android.