Em nosso último artigo, discutimos como o uso do armazenamento de dados em nuvem vem sendo amplamente utilizado pelas pessoas para guardar seus arquivos, fotos, enfim a sua vida digital. O mesmo acontece com as empresas, porém os objetivos e cuidados devem são bem mais complexos. O uso e armazenamento de dados em nuvem por parte das empresas deve respeitar, em muitos casos, regras e leis específicas. Há exemplos de países como Austrália onde não é permitido que empresas armazenem seus dados em datacenters fora do pais.

O armazenamento de dados com informações relativas à dados pessoais relacionados as condições médicas – prontuários, exames, etc – seguem regras e legislações próprias e devem ser avaliados, pois mexem com a privacidade de cada um de nós.  Tal como no uso pessoal, encontraremos serviços com os  principais provedores do mercado – Dropbox, Google Drive, Apple ICloud, Microsoft Onedrive e Box. 

publicidade

Mas o que difere estes serviços dos oferecidos para pessoas físicas ? Além da maior capacidade de armazenamento, a grande diferença está no gerenciamento e controle de acesso às informações. Por exemplo, a Microsoft em seus serviços de nuvem corporativo – Microsoft / Office 365 – incorpora serviços de autenticação integrada, controle e monitoramento dos dispositivos que podem acessar as informações, e separa as informações de cada profissional, das informações corporativas, armazenando os dados corporativos na plataforma Sharepoint. Regras de negócio, como restrições de compartilhamento de arquivos com pessoas de fora da organização podem ser controlados ou negados.

Para atender às exigências legais, as informações de um profissional podem ser auditadas e armazenadas por tempo indeterminado para efeito de auditoria ecompliance, armazenando as movimentações de quem, quando e como fez o acesso à determinados arquivos, além do bloqueio da eliminação de arquivos – podem ser apagados, mas não são eliminados e serão mantidos por tempo indeterminado, para auditoria quando necessário.

publicidade

Para maior controle e segurança das informações, regras de sigilo ou confidencialidade podem ser definidas desde o momento de sua elaboração, restringindo e controlando ainda mais o acesso.

Armazenamentos de grandes volumes de dados podem ser contratados e incorporados a servidores internos, tais como os serviços de armazenamento EC2 da Amazon, onde as regras de acesso serão as mesmas aplicadas no acesso aos dados armazenados localmente nas empresas, sem que com isso seja necessário a compra de novos servidores ou storages para armazenamento. Tudo isso de forma segura, com criptografia e registro de acesso.

publicidade

É importante ressaltar que o planejamento e organização dos dados é imprescindível antes de decidir levar seus arquivos para os serviços em nuvem.  Os valores envolvidos serão proporcionais ao volume de dados armazenado, portanto, é importante efetuar um processo de classificação e limpeza dos arquivos antes de simplesmente copiá-los para a nuvem.

Se você ou sua empresa ainda não se sentem seguros ou familiarizados com estas soluções, comece por aquilo que eu considero o mais importante . Mantenha o backup – uma cópia de segurança –  de seus servidores em nuvem. Com um investimento pequeno e controlado, você irá conseguir  manter seus dados seguros, fora do seu ambiente de trabalho, e com maior proteção contra vírus ou ataques, tais como os ransowares – sequestro de dados por criptografia – por exemplo.

publicidade

Quando agregados a outros serviços em nuvem – correio eletrônico, contatos, tarefas, agenda, automação de processos, entre outros recursos, os serviços de armazenamento em nuvem tornam-se uma poderosa ferramenta de produtividade, mobilidade, de custo acessível, reduzindo, ou até eliminando,  a necessidade de investimentos em infraestrutura de TI para manter os recursos locais atualizados.

Desse modo o serviço de armazenamento de dados em nuvem deve ser avaliado como uma solução viável, segura e economicamente vantajosa na medida que ela é contratada na proporção de sua necessidade e com controles e gerenciamentos que podem ser adaptados a qualquer tamanho de empresa.