Um teste domiciliar para câncer de cólon pode ser tão preciso quanto um exame de colonoscopia, segundo um novo estudo na Annals of Internal Medicine, influente revista acadêmica sobre medicina. O exame, chamado de imunoquímico fecal (FIT), detecta pequenos traços de sangue nas fezes que podem ser um sinal de alerta para câncer colorretal.

De acordo com artigo da LiveScience , foram examinados dados de outras 31 pesquisas que avaliou se o FIT é tão eficaz e confiável quanto uma colonoscopia tradicional. Assim, os pesquisadores descobriram que o teste foi efetivo em até 80% das vezes, detectando câncer em quatro dos cinco indivíduos diagnosticados com a doença.

Para os pesquisadores, o FIT seria uma medida eficaz na detecção de câncer se fosse realizado anualmente por indivíduos com 50 anos ou mais. isso permitiria diagnosticar e tratar mais rapidamente o a doença. O que seria bem diferente de um exame de colonoscopia, que, dependendo da pessoa, deve ser realizado a cada dez anos.

Vale a pena notar que um resultado de teste positivo no FIT acabaria exigindo que o indivíduo passasse por uma colonoscopia de qualquer maneira. Mas os pesquisadores acreditam que uma pessoa esteja mais disposta a fazer a consulta depois de o teste em casa indicar que ela pode ter a doença.

publicidade

Segundo a LiveScience, a doença é o segundo tipo de câncer que mais resulta em morte nos Estados Unidos. No entanto, apenas 65% dos norte-americanos entre 50 e 75 anos passaram por exames de diagnóstico. Isso pode ser motivado pela natureza invasiva e desconfortável de uma colonoscopia. Mas, se um teste em casa pode ser até 80% eficaz na identificação do cancêr, haveria uma grande vitória para a comunidade médica.