Você talvez já saiba que a Samsung lançou diferentes versões do Galaxy S10, sendo que a maior parte do mundo (incluindo o Brasil) receberá a versão com processador Exynos 9820, da própria Samsung, enquanto EUA e outros territórios receberão o aparelho com o Snapdragon 855, da Qualcomm. O que você provavelmente não sabe é que há uma diferença significativa de desempenho entre as duas versões.

O site AnandTech conseguiu acesso às duas versões do Galaxy S10+ e realizou uma bateria de testes de desempenho que mostram que o modelo que conta com o Exynos 9820 consistentemente apresenta resultados piores do que o modelo com o Snapdragon 855. Isso significa que a versão do celular que chegará ao Brasil terá desempenho inferior à versão comercializada nos EUA.

Na maior parte dos experimentos, a diferença nem foi tão gritante assim, mas em alguns dos casos o processador da Samsung é superado com grande folga inclusive por outros aparelhos consideravelmente mais antigos, como, por exemplo, o Pixel XL e o Galaxy S7, lançados em 2016.

Reprodução

publicidade

Um exemplo é no teste PCMark Work 2.0, no benchmark que mede a capacidade de edição de vídeo: o S10+ com Snapdragon obteve uma pontuação de 6.545, enquanto a versão com o Exynos alcançou apenas 5.596, atrás de vários celulares muito mais antigos, com processadores mais velhos. O mesmo aconteceu com o teste que analisa a capacidade de edição de imagens.

Reprodução

A mesma discrepância de desempenho foi observada nas duas versões do Galaxy S9, como nota o site AnandTech. Na época, existia uma expectativa de que o desempenho dos modelos pudesse ser igualado por meio de atualizações e otimizações de software antes do lançamento, mas não foi o que se viu com o passar do tempo.