A Sony confirmou o encerramento da produção do PlayStation Vita. Os últimos dois modelos do console de jogos portáteis — o PCH-2000 ZA11 (Black) e o PCH-2000 ZA23 (Aqua Blue) — foram descontinuados e tiveram seus status modificados na sexta-feira (1° de março).

A empresa já havia divulgado que faria isso neste ano, mas não se sabia a data precisa. Um dos motivos para a decisão foi o baixo rendimento das vendas: elas não passaram de 16,1 milhões de unidades desde o lançamento, em 2011, no Japão, e em 2012, nos EUA.

publicidade

O Vita seguia no sentido contrário de outros consoles portáteis, como o PlayStation Portable e o Switch, da Nintendo, que atingiram números muito superiores. Isso porque o dispositivo nunca foi abraçado pelas desenvolvedoras nem pelo público, mesmo sendo um console de qualidade para jogos indie e JRPGs.

Depois que houve a popularização dos smartphones, o cenário ficou mais complexo, já que os aplicativos dominaram o mercado. A crescente concorrência levou a Sony, então, a desistir do produto. E mais: a companhia afirmou que não pretende trabalhar em um equipamento portátil para sucedê-lo.

publicidade

Apesar disso, a marca segue com a fabricação dos cartões de memória. Eles serão descontinuados apenas no fim do ano fiscal da empresa, que ocorre em 31 de março de 2019.

Fonte:  The Verge