A Microsoft revelou no ano passado planos de adotar o Chromium — projeto de código aberto usado pelo Google Chrome — em seu navegador Edge. Até então, a decisão não significava que o Edge seria idêntico ao browser do Google, mas imagens vazadas pelo site Neowin revelam que eles se parecem muito.

Em capturas de tela do navegador que mostram a interface principal e os recursos da versão Chromium do Edge, além de algumas das supostas configurações disponíveis, é possível notar semelhanças entre os browsers. A interface do navegador da Microsoft inclui os mesmos botões de atualização, início e navegação do Chrome.

publicidade

Além disso, há a opção de favoritos na barra de endereços e um identificador do perfil de quem está conectado — funcionalidades disponíveis no Chrome. Isso ocorre porque a Microsoft tem como base o núcleo do Chromium e as versões de aparência dessa base são muito antigas. Isso quer dizer que ainda não foi feita nenhuma alteração de interface para o Edge.

Pode-se concluir, então, que as imagens mostram as versões iniciais do navegador da Microsoft. As telas indicam que a empresa tem testado suportes para extensões, sincronizações e uma nova aba de exibição que inclui data e sites mais visitados. A partir das fotos, pode-se supor que o navegador suporta as extensões atuais do Edge e que a Microsoft deve incluir suporte para as extensões do browser do Google.

publicidade

Ainda não se sabe quando a companhia planeja oferecer testes públicos de sua versão Chromium do Edge, mas a expectativa é que seja em breve. Até agora, apenas os funcionários da Microsoft conhecem os avanços diários do navegador. Interessados em testar o Edge podem se inscrever no programa Edge Insider e receber uma notificação quando a empresa liberar a avaliação do browser.