Na última segunda feira (04/3) um bug foi descoberto no mecanismo de compartilhamento do Google Fotos para dispositivos Android TV. O sistema estava revelando informações de centenas de contas dos usuários uns para os outros e violando normas de privacidade. Assim que o problema foi relatado por um usuário do Twitter chamado Prashanth, o Google desativou essa ferramenta.

Até que ele seja resolvido os proprietários dessas smart TVs não poderão visualizar as imagens e nem definir álbuns do Google Fotos como proteção de tela, conforme foi relatado pelo portal Android Police.

publicidade

O ocorrido virou assunto nas redes e vários usuários comprovaram que em suas TVs poderiam ter acesso a centenas de outras contas ao tentar mudar o plano de fundo do dispositivo escolhendo um arquivo do Google Fotos. Apesar de ainda não estar totalmente claro o que causou essa falha, ela se estende por vários modelos e marcas dos aparelhos.O recurso irá permanecer bloqueado temporariamente devido a dificuldade de analisar o quão disseminado ele está.

Mesmo não dando acesso completo ao conteúdo das coleções do fotos – apenas mostrando o nome de cada conta e imagem do perfil – não deixa de ser uma grave falha de segurança e que poderia ser mais explorada por algum hacer mais habilidoso. O Google se pronunciou ao Android Police, afirmando que leva a questão de privacidade a sério e que: “enquanto investigamos esse bug, desativamos a possibilidade de transmitir remotamente, por meio do Google Assistente, ou ver fotos do Google Fotos em dispositivos Android TV.”

publicidade

 

Fonte: The Verge