De tempos em tempos, protótipos de veículos voadores sempre dão as caras para mostrar até onde a tecnologia pode nos levar (literalmente). E depois dos carros, agora é a vez das motos. E o modelo da vez é a Speeder, um veículo em duas rodas projetada pela Jetpack Aviation, que já conta com a expertise de ter elaborado vários trajes voadores nos últimos anos.

O sistema operacional da Speeder é algo bem semelhante ao de um drone. Na parte inferior, há quatro turbinas que se autorregulam para fornecer sustentação e equilíbrio. Duas outras turbinas menores com bicos direcionais são responsáveis por fornecer impulso e possibilidade de manobras a partir da cauda. O modelo é movido a diesel e a querosene, sendo capaz de atingir 240km/h e de subir a uma altitude de até 4.500 m. O veículo ainda possui seu próprio sistema de rádio para comunicação com outras aeronaves e com torres de controle no solo.

Embora o vídeo de apresentação do protótipo seja feito em computação gráfica (confira abaixo), os promotores da Speeder garantem que ela já está em estágio funcional e com boa autonomia de voo. Além disso, a confiança da empresa no produto é tanta, que ela já abriu a possibilidade dos interessados fazerem a reserva do veículo. No entanto, avisou que apenas 20 unidades serão disponibilizadas em um primeiro momento.

publicidade

 

Como toda inovação, seu preço pode ser um pouco alto para o bolso de alguns. Logo, a moto voadora custará a bagatela de US$ 380.000 (pouco menos de R$ 1,5 milhão). Além disso, uma versão do veículo também será destinada apenas para uso militar. Para completar, a Jetpack Aviation avisa que voar com ela requer uma licença de piloto profissional.

Fonte: Gizmodo