Seja em sua casa ou no escritório, para utilizar todos os seus dispositivos com mobilidade você depende de uma rede Wi-Fi, que lhe fornecerá a conexão com a internet e até mesmo entre equipamentos. O processo para fazer a sua configuração pode até ser simples, mas sempre existem alguns parâmetros que podem aprimorar o seu funcionamento e velocidade.

Devido ao grande número de redes Wi-Fi existentes atualmente, escolher um canal não congestionado é algo importante para obter eficiência no funcionamento dela. A seguir, veja como descobrir o melhor canal para sua rede Wi-Fi usando o celular e como configurar o seu roteador para usá-lo.

Como descobrir o melhor canal usando seu celular

Uma das formas mais fáceis para se descobrir o melhor canal para sua rede Wi-Fi é utilizando um aplicativo no celular, que é capaz de verificar quais canais estão sendo utilizados pelas redes sem fio presentes ao seu redor. Confira como fazer:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do programa WiFi Analyzer;
  2. Ao abrir o programa pela primeira vez, toque em “Ok” na mensagem que aparece e conceda a permissão solicitada. Já na outra mensagem após conceder a permissão, basta tocar em “Cancelar”;

    Reprodução

  3. Clique no botão do “Olho” e entre na opção “Classificação de canal”;

    Reprodução

  4. Toque no ícone representado por um sinal de “exclamação” e selecione o nome de sua rede. Agora, você deverá ver quais são os melhores canais para a sua rede.

    Reprodução

Como configurar o canal desejado no roteador

Depois de ter descoberto quais são os melhores canais para o seu roteador, é necessário fazer uma configuração neles para utilizá-los. Antes, para realizar esta tarefa, você precisa saber qual o IP do seu roteador. Para isto, siga estes passos:

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir a janela do executar e digite: cmd. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Na nova tela, entre com o comando: ipconfig. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  3. Agora, anote o número do IP do “Gateway padrão”.

    Reprodução

Para este tutorial, o Olhar Digital realizou este processo em um roteador da TP-Link, entretanto, o processo é parecido para aparelhos de outras marcas, apresentando apenas algumas mudanças nos menus e no nome de certas funções. Veja:

  1. No navegador de sua preferência, coloque o IP do “Gateway padrão”, que você anotou anteriormente e acesse-o como se fosse um site comum. Neste momento, ele lhe solicitará um login e senha, que deve constar no manual de seu roteador ou até mesmo em alguma etiqueta, geralmente presente na parte de baixo dele;
  2. Já na tela principal do roteador, clique em “Wireless”;

    Reprodução

  3. Entre em “Configurações”;

    Reprodução

  4. Agora, em “Canal”, selecione um dos canais que foram recomendados pelo WiFi Analyzer e clique em “Salvar”;

    Reprodução

  5. Apesar de não ser necessário, neste momento é recomendado reiniciar o roteador.

Pronto! Agora, o seu roteador já está pronto para usar um canal menos congestionado para melhorar a sua rede Wi-Fi.