Quando a Microsoft anunciou o aplicativo Your Phone para o Windows 10, todos esperavam o dia em que fosse possível controlar o celular pelo PC. Esse dia finalmente chegou: o app ganhou a capacidade de espelhar a tela de smartphones Android em uma nova versão experimental.

A ferramenta é bastante útil para interagir diretamente com o celular sem precisar ficar mexendo no aparelho toda hora, fazendo isso diretamente pela tela do computador, com teclado e mouse. Atualmente, o Your Phone tem capacidade limitada, no entanto, permitindo apenas responder SMS e integração com as fotos do celular, por exemplo.

Reprodução

A função começou a ser disponibilizada nesta semana para os usuários que fazem parte do programa Windows Insider, e já pode ser acessada por quem fizer a instalação da build mais recente do Windows 10 em seu computador. Para isso, no entanto, é necessário obedecer alguns requisitos.

publicidade

A Microsoft determinou que, a partir de agora, Bluetooth com modo Low Energy Peripheral, que será o canal usado para que o computador se conecte e interaja com o celular. Assim, muitos PCs simplesmente não serão capazes de utilizar o recurso por causa da ausência dessa função em seus computadores.

Inicialmente, o número de celulares compatíveis com a função também será limitado, com previsão da Microsoft de expandir os modelos capazes de ter a tela espelhada pelo Your Phone. Por enquanto, porém, o recurso será restrito ao Galaxy S8, ao S8 Plus, ao S9 e ao S9 Plus, todos da Samsung.

Com a chegada do recurso ao programa Windows Insider, a tendência é que não demore muito para que usuários comuns tenham acesso à novidade. Ao que tudo indica, o lançamento não deve ficar pronto para a próxima grande atualização do Windows 10, programada para o primeiro semestre deste ano, mas pode estar disponível para a seguinte, no segundo semestre.