Para ter acesso as últimas correções de segurança e as novidades do sistema, no Windows 10 é necessário fazer o uso das atualizações do sistema, um processo que deve rodar em segundo plano. Apesar de parecer prático, não é incomum que algum de seus downloads venham com problema e o Windows Update acabe deixando de funcionar.

Quando isto ocorre, infelizmente, o Windows não traz muitas alternativas para corrigir o problema e seguir adiante com a atualização. Desta forma, o Olhar Digital separou algumas soluções para você resolver os problemas do Windows Update não estar funcionando.

Apagando os arquivos do Windows Update

Quando a atualização do Windows falha e ele fica com arquivos incompletos, muitas vezes o sistema não consegue retomar o processo sozinho. Entretanto, para contornar este problema, é possível apagar os arquivos baixados manualmente para que o Windows Update repita o processo de download. Veja:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” e entre neste caminho: %windir%\SoftwareDistribution;

    Reprodução

  2. Na pasta, apague todos os arquivos que estão nela;

    Reprodução

  3. Reinicie o computador e repita o processo de atualizar o computador com o Windows Update.

Verifique o espaço em disco

Outro erro comum, mas que o Windows 10 não específica que está ocorrendo se refere a falta de espaço em disco. Muitas vezes, durante o download, o espaço disponível que você tem acaba sendo insuficiente para completar o download e instalação da atualização.

publicidade

Neste caso, o caminho mais prático é realizar uma limpeza de disco do Windows para que alguns arquivos desnecessários sejam eliminados de sua máquina. Veja como fazer:

  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” e entre em “Sistema”;

    Reprodução

  2. Pelo menu da esquerda, clique em “Armazenamento” e vá em “Alterar o modo de liberar espaço”;

    Reprodução

  3. Clique em “Limpar agora” e espere o processo ser concluído.

    Reprodução

Usando o assistente de atualização

Caso a atualização que você esteja procurando fazer seja uma daquelas que muda por completo a versão do sistema, uma alternativa é utilizar o “Assistente de atualização” da Microsoft, que faz justamente o processo de atualização do sistema, além de trazer a possibilidade de fazer uma instalação limpa do Windows 10.

Mais informações de como utilizar esta ferramenta podem ser encontradas neste tutorial do Olhar Digital, que mostra como instalar a atualização de Outubro do Windows 10.

Fazer a troca do DNS

Mais um erro comum do Windows Update é quando o processo de conexão do Windows falha com os servidores da Microsoft. Quando isto ocorre, geralmente o problema está no DNS utilizado, que serve para traduzir endereços de sites para o seu IP correspondente.

Se você estiver tendo este problema, recomendamos que você acesse esta matéria do Olhar Digital, que lhe ensina como achar e configurar o melhor DNS para a sua conexão.

Resolvendo o problema com ferramenta de terceiros

Por fim, se nenhuma das opções acima resolveram o seu problema, ainda existe uma ferramenta que não é da Microsoft, mas que faz o download dos arquivos de atualização dos servidores deles. Veja como usá-la:

  1. Acesse este link e faça o download na área indicada conforme mostra a imagem abaixo;

    Reprodução

  2. Extraia o conteúdo do arquivo ZIP para um local de sua preferência;
  3. Dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse em “UpdateGenerator” e execute a ferramenta como administrador;

    Reprodução

  4. Selecione as opções desejadas, clique em “Start” e aguarde o processo de download das atualizações;

    Reprodução

  5. Por fim, basta instalar as atualizações de acordo com o método escolhido de download no programa.

Pronto! Agora, você já sabe o que fazer quando a sua atualização do Windows 10 não quer ser finalizada pelos meios tradicionais.