O Google Chrome permite que sites visitados tanto pelo computador quanto pelo celular acessem os sensores de luz e movimento dos dispositivos do usuário. E esses recursos podem ser usados para rastreamento. No entanto, ao contrário de outros elementos (como localização, microfone ou câmera), no navegador não há opção de restringir o uso de sensores, e é por isso que a “Big G” quer resolver esse problema.
Os sensores, como o giroscópio ou acelerômetro, podem ser usados por meio de técnicas de impressão digital para identificar um dispositivo único, e rastrear usuários através de aplicativos e sites que os utilizam. Assim como temos impressões digitais de tela, há também “sensor de impressão digital”.
O recurso pode ser ativado no Chrome Canary 75. Ele oferece a opção de bloquear o acesso a sensores de luz e movimento para todos os sites. Para ativá-lo, inserira essa URL no navegador: chrome: // settings / content / sensors.
O novo ícone será exibido na barra de endereço, caso o site que você esteja visitando use sensores de luz e movimento. Clicando nele, será possível restringir instantaneamente o uso desses sensores pela página ou acessar as configurações para gerenciá-los.
Mas, ao contrário da versão desktop, não haverá como gerenciar esse recurso individualmente.
Isso é algo que vai exigir um novo design para a interface. O Google diz que está trabalhando para permitir exceções na hora de adicionar configurações manuais, tais como sensores, cookies e JavaScript — no caso dos sensores, isso tende a levar mais tempo.
Fonte: Genbeta
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de março de 2019 19:15