Stadia é a plataforma de games executados por streaming que o Google anunciou nesta terça-feira, 19. O serviço permite que qualquer pessoa jogue os últimos lançamentos de games mesmo sem ter um PC ou console superpoderoso, usando apenas uma conexão (muito boa) com a internet. De acordo com o Google, o Stadia é mais poderoso que o PlayStation 4 Pro e que o Xbox One X.

Xbox One X e PS4 Pro são as versões mais poderosas dos consoles da Microsoft e da Sony, respectivamente. O primeiro possui um processador gráfico de 4,2 teraflops – isto é, ele é capaz de realizar mais de 4 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo. Já o Xbox mais potente chega a 6 teraflops.

O Google promete que o Stadia será capaz de processar até 10,7 teraflops. Tudo isso graças aos data centers do Google espalhados mundo afora, que contarão com equipamentos customizados da AMD, popular marca de placas de vídeo e outros componentes para PCs e servidores.

Segundo o Google, cada servidor usado pelo Stadia vem com uma CPU x86 rodando a 2,7 GHz com 16 GB de RAM e acompanhado de uma GPU com memória HBM2 de 10,7 teraflops. Toda essa potência será entregue ao jogador através da internet, sem que o usuário precise de um computador ou celular com o mesmo hardware. Todo o processamento é feito na nuvem.

publicidade

Na prática, o Google diz que usuários do Stadia poderão experimentar, já no lançamento da plataforma, games rodando em resolução 4K e 60 quadros por segundo. Uma performance dessas, hoje, só está ao alcance de computadores com processador e placa de vídeo de ponta. Em breve, estará ao alcance de qualquer celular com conexão bem rápida e estável com a internet.

Além disso, o Google diz que o Stadia receberá upgrades frequentes para ficar cada vez mais potente com o passar do tempo. Desenvolvedores também poderão criar jogos usando o serviço de processamento em nuvem para fazer games mais pesados e complexos. No futuro, a empresa diz que o serviço poderá executar jogos com resolução 8K e mais de 120 quadros por segundo.

Por enquanto, porém, o Stadia ainda tem muitas perguntas a responder. O serviço não tem data exata de lançamento marcada, mas foi prometido para 2019. O modelo de negócios também não foi detalhado: não se sabe se será possível comprar jogos individualmente para rodar no serviço, ou se ele será disponibilizado por uma assinatura mensal.

O que se sabe é que o Stadia chega até o final do ano para usuários nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e parte da Europa. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

Recentemente, a Microsoft também mostrou sua proposta de “Netflix” dos games. Confira logo abaixo: