Depois de cinco meses, a atualização do Windows 10 — de outubro do ano passado — continua apresentando problemas. O sistema continua bloqueando a nova versão em alguns computadores para evitar falhas de driver, o que poderia incluir até mesmo o aparecimento da temida tela azul.

A versão 1809 já apresenta instabilidade, mas edições anteriores não estão livres de problemas — desde a última atualização, na versão 1803, de abril de 2018.

publicidade

Desta vez, o erro já é conhecido pela Microsoft. Ele é causado por incompatibilidade com a função de fontes de caracteres definidos pelo usuário (EUDC) ou caracteres particulares. Caso você tenha essa função ativada e deseje instalar a atualização cumulativa KB4489894, lançada em 19 de março, é possível que a tela azul apareça no seu PC. 

O objetivo do EUDC é permitir que o usuário defina caracteres personalizados em Unicode e 8 bits. Eles podem ser usados para formar nomes ou palavras que não estão disponíveis em fontes de computador padrão ou impressoras. O recurso é uma parte integrante do Windows 10 e está ativo no sistema, mas o que entendemos a partir da descrição do erro da Microsoft, provavelmente, tem a ver se a funcionalidade está em uso ou não.

publicidade

A Microsoft está trabalhando em uma solução para o problema e oferecerá um patch no próximo ciclo de atualizações. No entanto, isso só acontecerá dentro de mais de três semanas — 09 de abril, especificamente.

Este não é o único problema desta atualização — é apenas o pior. Erros na inicialização do cliente SSH no subsistema do Windows para Linux, problemas com esquemas de URI customizados e algumas falhas com o editor de diretrizes de grupo entram nesse pacote. Tudo deve ser corrigido no patch de abril, de acordo com a Microsoft. Mas e quem já foi atingido pelo problema, como proceder?