Siga o Olhar Digital no Google Discover
O pessoal do Buzzfeed reportou, nessa semana, um esquema de fraude de anúncios que é capaz de drenar a bateria e os dados em celulares Android. A partir de anúncios de vídeo transmitidos atrás de banners enquanto os aplicativos são executados, criminosos furtavam as informações e enganavam até profissionais de marketing. Esse tipo de ação é semelhante ao que estava acontecendo no roubo de processadores para mineralçao de criptomoedas nas página da web ou aplicativo.
Ofertas
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
A ação permite que propagandas de vídeo se escondam atrás de banners tradicionais em aplicativos no Android, para que os usuários não saibam que estão lá, e está cada vez mais sofisticado. Apesar dessa não ser uma nova técnica de fraude a partir de anúncios, só foi detectada em outubro do ano passado.
De acordo com o site, a culpa não é dos desenvolvedores dos aplicativos, que ficaram extremamente surpresos ao encontrar um grande número de reclamações sobre o consumo exagerado de bateria e dados nos celulares. Em vez disso, a reportagem sugere que as redes de anúncios foram sequestradas por fraudadores.
O golpe não é feito apenas às custas dos consumidores, mas também das redes de anúncios, já que os scammers compram pontos de banner baratos e os enchem com anúncios de vídeo caros, lucrando no processo. Aparentemente, a técnica já tem um termo: “in-banner video ads”.
Algumas das empresas fraudulentas falaram com os editores do BuzzFeed, e apontam que lucram “dezenas de milhões de dólares” todos meses.
Essa é apenas uma das muitas maneiras pelas quais hackers roubam dinheiro da publicidade digital, e destaca como as empresas de tecnologia de publicidade exploram o acesso privilegiado e o conhecimento técnico para participar de fraudes com anúncios. Estimasse que nesse ano essa industrial global fature mais de US $ 20 bilhões.
Via: The Verge