Nova atualização do Telegram, lançada para Android e iOS, traz diversos recursos interessantes. Talvez o mais relevante seja o que permite que os usuários possam apagar mensagens próprias e de outros membros de conversas privadas, como se estas nunca tivessem sido escritas.

A possibilidade de apagar as próprias mensagens em um bate-papo já estava disponível há dois anos, porém, era possível apenas apagar as próprias mensangens (assim como no WhatsApp). Agora, é possível apagar as mensagens recebidas também. Será como se o texto não tivesse sido enviado – quem enviou também não terá mais acesso. O limite para se apagar as mensagens passa a não existir mais, qualquer momento é momento.

Reprodução

Atualização de segurança

publicidade

Outra funcionalidade que veio junto com a atualização diz respeito a questões de privacidade. Quando uma mensagem sua era encaminhada por alguém, quem recebeu a mensagem também recebia um link para o perfil de quem escreveu a mensagem originalmente. Agora, há a possibilidade de desvincular sua conta dessas mensagens. Basta acessar a aba “Configurações de Privacidade e Segurança” e mudar as opções de mensagens encaminhadas.

Reprodução

Caso você não queira fazer todo esse caminho até a opção de “Privacidade”, um novo recurso foi adicionado: o de pesquisar por configurações. Ao abrir o menu padrão das configurações, um ícone de pesquisa será mostrado, e o usuário poderá pesquisar por qual função específica. A barra de pesquisa também pode ser usada como ferramenta de resposta de perguntas, semelhante a um FAQ (Perguntas mais Frequentes).

Reprodução

A ferramenta de envio de GIFs e Stickers foi modificada

A pesquisa de GIFs e Stickers foi atualizada em todas as plataformas, ficou mais fácil para o usuário encontrar o que precisa. Na versão de Telegram para Android, é possível utilizar palavras-chave para encontrar um emoji específico. Todo GIF pode ser visualizado ao pressioná-lo por alguns segundos. Pacotes de adesivos também receberam ícones personalizados para facilitar a escolha dos Stickers certos.

Reprodução

GIFs muito grandes, ou vídeos enviados pela plataforma, podem ser visualizados através de streaming, sem a necessidade de baixá-los. Você também receberá uma lista de emojis relacionados sempre que estiver digitando uma mensagem.

Suporte a controles de voz

Foi adicionado suporte ao VoiceOver no iOS e ao Talkback no Android. Essa opção permite que o usuário “converse” com o aplicativo para ajudá-lo na interação mesmo que não consiga ver a tela.

Essas atualizações fazem parte da versão 5.5 do Telegram, e já estão disponíveis para todos.

No Instagram essa função também já está disponível. Saiba como apagar mensagem recebida no Instagram!

Via: Neowin