Na sexta-feira passada (22), uma caminhada espacial foi completada pelos astronautas Nick Hague e Anne McClain: era um teste para o passeio que deveria acontecer na próxima sexta-feira (29). Depois do sucesso dessa primeira etapa, a NASA divulgou que a segunda não seguirá os planos iniciais e, por isso, não deve ser concluída apenas por mulheres, como previsto.

Em decorrência de problemas com o dimensionamento dos trajes, Christina Koch e Anne McClain não serão as participantes da primeira caminhada espacial exclusivamente feminina. Originalmente, elas estavam preparadas para trocar baterias do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS) em um momento histórico. Entretanto, na caminhada com Hague, McClain percebeu que é mais adequado para ela um traje com “torso superior duro médio” em vez do tamanho grande. 

publicidade

A NASA tem pelo menos dois torsos de trajes espaciais de porte médio na ISS, segundo um porta-voz da NASA, mas apenas um deles estará pronto para a próxima caminhada espacial. Então, a organização decidiu que Koch e Hague fazer essa etapa e apontou que é mais fácil usar os trajes que já estão preparados, em vez de reconfigurar o outro. Mudar o traje exigiria a adição de segmentos de braços e pernas ao tronco de tamanho, o que pode ser um processo bastante trabalhoso.

Antes da troca, o evento de sexta-feira seria liderado por mulheres tanto no espaço quanto no Terra. Kristen Facciol, da Agência Espacial Canadense, anunciou que estaria no console para a excursão, enquanto Mary Lawrence e Jackie Kagey serviriam como piloto de voo e piloto de voo espacial.

publicidade

Os astronautas da ISS devem fazer três caminhadas espaciais no total entre março e abril para trocar as antigas baterias de níquel-hidrogênio por modelos novos de íons de lítio. É provável que McClain faça a terceira caminhada espacial com o astronauta canadense David Saint-Jacques, em 8 de abril, para colocar cabos de jumper. Entretanto, como a NASA ainda não finalizou as tarefas para essa etapa, tudo pode mudar.

Fonte: The Verge