Android Q desafia sistemas operacionais antigos em teste de velocidade

Problema, porém, pode ser do próprio aparelho utilizado para a análise comparativa
Redação26/03/2019 19h08, atualizada em 26/03/2019 20h30
20190208114546
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Ano após ano, nós, usuários de smartphones, somos surpreendidos com atualizações de sistema operacional. Fora alguns ajustes de design, aplicação de novas funcionalidades e os comuns upgrades de segurança, é realmente possível perceber as novidades em termos de velocidade, por exemplo, entre uma versão do Android e outra? Há, de fato, alguma melhoria no desempenho entre um sistema antigo e um recente? Um canal do YouTube tenta responder a essa pergunta.

O programa “Gary Explains” colocou, frente a frente, os sistemas Android 7.1.2 Nougat, Android 8.1 Oreo, Android 9 Pie e a primeira versão beta do Android Q para um teste de velocidade de vídeo. Todos eles foram executados em um Google Pixel de primeira geração, a fim de comparar a agilidade da reprodução. E o Android Q não se deu muito bem no exame.

O novo sistema operacional do Google não conseguiu deixar os antecessores para trás. Ao contrário: apresentou, ao lado do 8.1 Oreo, o pior tempo da lista: 2’53”. A marca, três segundos maior que a do 7.1.2 Nougat, pode ter, no entanto, uma causa externa: o Google Pixel, que é bastante antigo e não tem todos os requisitos exigidos pela plataforma de vídeos do Google.

É possível ver a avaliação neste link. A comparação englobou vários pontos diferentes, como testes de classificação, desfoque, SQLite, 16 segmentos, velocidade GL e compressão. Os resultados finais registrados pelas versões do sistema operacional do Google estão na imagem a seguir:

Reprodução

Fonte: Gizchina

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital