O chipset Exynos do Samsung Galaxy S10 apresentou desempenho inferior ao Snapdragon 855 em testes de sites especializados. O Exynos é o processador que equipa o modelo na maior parte dos países (incluindo o Brasil) — a exceção são os EUA, que vão vender o smartphone com o Snapdragon 855.

A diferença de qualidade entre os dois chipsets se agravou nas últimas semanas. Isso porque, de acordo com relatos de usuários dos mais novos smartphones da Samsung, os dispositivos S10 com Exynos foram afetados por bugs que prejudicam e diminuem o tempo de vida útil da bateria.

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Usuários publicaram reclamações do gasto excessivo de energia do modelo no fórum do XDA Developers e no Reddit. Eles fizeram testes para ver os resultados do tempo de duração da bateria de seus celulares e encontraram duas possíveis falhas, que afetam exclusivamente os aparelhos com Exynos.

O primeiro foi chamado de “bug do sensor de proximidade” e está relacionado com os sensores que acendem a tela automaticamente quando o usuário pega o celular. Segundo quem notou o problema, a falha faz que o dispositivo ligue o visor ao confundir movimentos aleatórios quando o aparelho está guardado em bolsas e mochilas, por exemplo. Isso aumenta o consumo de energia.

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Enquanto a Samsung não oferece atualizações que resolvam o bug, uma solução é desativar as funções “Lift to Wake” e “Tap to Wake”. Isso ajuda a evitar que a tela ligue automaticamente com o reconhecimento incorreto de toques acidentais.

Outro bug encontrado por alguns usuários impede que o smartphone com o Exynos ative o “Modo Repouso” quando não está em uso, depois de chamadas em aplicativos como WhatsApp e Messenger. Ligações tradicionais não ativam o problema. Desse modo, mesmo com a tela desligada, o celular consome mais bateria do que o necessário para manter seu funcionamento. A única solução para corrigir a falha é reiniciar o Galaxy S10 depois desse tipo de chamada.

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Apenas alguns clientes relataram problemas de consumo excessivo de bateria no Galaxy S10 com chipset Exynos. Ao Phone Arena, a marca enviou uma declaração oficial: “A Samsung está ciente do problema e lançará uma atualização de software para resolvê-lo o mais rápido possível. Recomendamos que os usuários do Galaxy S10 mantenham seu software atualizado com a versão mais recente”.

Via: Phone Arena