Na última segunda-feira (25) começou a circular um boato entre os usuários do Twitter de que ao mudar a data de nascimento para 2007 o serviço iria desbloquear um novo esquema de cores e poderia facilitar para que a conta se tornasse verificada e ganhasse o selo azul. Alguns dos que resolveram tentar a alteração sofreram a consequência de ter a conta bloqueada sendo acusados de violar os termos de serviço da empresa, que “exigem que todos que usam o Twitter tenham 13 anos ou mais”.

 

publicidade

 

publicidade

Assim como muitas coisas se tornam virais on-line – vídeos engraçados, memes, desafios e todo tipo de sugestões e dicas úteis, muitos usuários da rede socias estão sendo encorajados a realizar a alteração de data de aniversário. Entretanto, a maioria teve seu perfil bloqueado e recebeu a mensagem: “Determinamos que você não atendeu ao requisito de idade mínima no momento em que essa conta foi criada”.

Essa ação acabou trazendo para pauta o assunto das leis que visam dar aos usuários mais controle sobre seus dados, e exigem que as crianças obtenham o consentimento verificável de um pai ou responsável para usar os serviços da Internet ou visitar sites que processam informações pessoais. O Twitter é uma rede que não exige (o preenchimento é opcional, não obrigatório) que os usuários insiram suas datas de nascimento e que começou a bloquear contas de pessoas que aparentavam ter menos de 13 anos em meio do ano passado, quando a União Européia implementou seu Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). 

publicidade

O porta-voz da empresa disse que havia notado a tendência de mudança de data de nascimento na terça-feira, depois que várias contas acionaram o bloqueio automático.

 

publicidade

Fonte: BetaNews