A assistente virtual da Microsoft, a Cortana, vai deixar o Skype no dia 30 de abril. Essa é a informação que usuários do aplicativo de vídeo e mensagem estão recebendo em notificações. Para substituir o chatbot da Cortana, a Microsoft planeja uma integração com a Alexa, a assistente pessoal da Amazon, de acordo com o OnMSFT. Segundo o site, o Skype está enviando uma notificação para convidar usuários da plataforma “a verificar a nova integração com a Alexa”.

Na notificação, a Microsoft oferece 200 minutos gratuitos de ligações para quem vincular sua conta do Skype com a conta da Amazon, de acordo com um usuário do Twitter. A oferta pode ser um modo de incentivar experiências com a suposta integração com a Alexa.

publicidade

Reprodução

“Estamos constantemente avaliando e testando nossos produtos para garantir que eles ofereçam as melhores e mais produtivas experiências”, disse um porta-voz da Microsoft à Cnet. O representante confirmou que “estamos descontinuando o chatbot Cortana no Skype”. O porta-voz acrescentou para a Cnet, no entanto, que a descontinuação da Cortana e a incorporação da Alexa não estão relacionadas.

publicidade

Depois que o chatbot da Cortana for removido, as sugestões da assistente virtual em conversas no Skype vão continuar disponíveis. Isso significa que respostas inteligentes, emoticons, GIFs e outras ferramentas da Cortana vão permanecer nas conversas.

A Cortana foi adicionada ao Skype, como um chatbot, em 2017. A assistente virtual estava disponível, no início, apenas para o aplicativo em dispositivos Android e iOS e, depois, chegou para desktop. Usuários podiam conversar com o software por meio do chat para fazer consultas de informações como o horário de funcionamento de estabelecimentos, lojas e restaurantes no mapa, distância, trajetos, entre outras.

publicidade

Aos poucos, a Microsoft vai se afastando do projeto Cortana. Se antes a empresa esperava competir em pé de igualdade com serviços como Google Assistente e Siri, agora ela começa a desvincular a assistente de seus serviços. Primeiro foi a vez da ferramenta de busca nativa do Windows 10, que passará a ser independente da Cortana; agora foi a vez do Skype. A Microsoft também já havia dado sinais de que a integração nativa com a Alexa chegaria ao Windows 10 em algum momento, mas isso ainda não foi confirmado.

Fonte: Cnet.

publicidade