O Google assinou, ontem (28), um acordo com a empresa que detém as telecomunicações de Cuba, a Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A. (ETECSA). A ideia é explorar formas de impulsionar o serviço de internet da ilha para acelerar a conectividade de modo a trazer o país para o século XXI.

Cuba passa por uma série de mudanças e modernizações. Entretanto, o país ainda depende de um link de cabo de fibra ótica submarino, que costuma estar sempre sobrecarregado e lento. Nos últimos anos, o governo tem buscado aumentar o acesso, com a criação de cibercafés, pontos de Wi-Fi e internet móvel, mas a qualidade e o custo ainda deixam a desejar.

publicidade

O “acordo de troca” entre Google e ETECSA estabelece uma conexão sem custos entre as redes. Os engenheiros das duas empresas trabalham juntos para garantir acesso à internet mais rápido e direto. “A implementação do serviço é parte da estratégia da ETECSA para o desenvolvimento e a informatização do país”, dizem Google e ETECSA em comunicado conjunto. 

Essa mudança pode representar uma série de benefícios para o país, que abre cada vez mais suas portas. O acesso mais rápido ao conteúdo, principalmente o hospedado nos servidores do Google, é o principal deles — uma vez que a informação por lá é controlada. Além disso, Cuba reduziria seus custos e não dependeria mais tanto de intermediários. 

publicidade

Via: G1