O mercado de assistentes digitais no Brasil está prestes a ganhar um concorrente de peso. A Amazon começou a testar com um grupo de brasileiros a versão em português da Alexa, sua inteligência artificial que responde a comandos de voz. O Olhar Digital teve acesso a uma unidade do Echo Plus, a caixa de som inteligente da Amazon, e mostramos para você agora, em primeira mão, como funciona a Alexa em português.

Basta dizer “Alexa” para acordar o dispositivo e começar a conversar com a assistente. Ela pode responder perguntas simples com buscas na internet ou executar algumas funções ligadas ao smartphone. Você também pode usar a Alexa para checar a previsão do tempo, usá-la como despertador e pode até fazer uma lista de compras, usando somente comandos de voz.

A Alexa ainda tem dificuldade para acertar a pronúncia de algumas palavras, como “Celsius” e alguns nomes. Além disso, ela pronuncia palavras em inglês como se estivessem em português em diversos casos. Mas, de modo geral, ela consegue responder tudo em português do Brasil mesmo.

A assistente, porém, ainda está bem mais limitada que as rivais quando o assunto são brincadeiras. Ela não consegue, por exemplo, contar piadas como as concorrentes. O que ela faz muito bem é reproduzir músicas do Spotify e até podcasts. Basta conectar o aplicativo à sua conta do serviço de streaming ou pedir para ouvir as últimas notícias.

publicidade

Há algumas coisas que a Alexa ainda não faz, mas que deve aprender com o tempo. Como o serviço Amazon Music não está disponível no Brasil, a assistente não consegue reproduzir rádios, por exemplo. Também não sabe dizer qual é a situação do trânsito, principalmente porque o mapa do Brasil ainda não está completo nos servidores da Amazon, nem consegue fazer compras só com comandos de voz.

Nos Estados Unidos, um Amazon Echo Plus de segunda geração como este custa 120 dólares e tem como concorrentes o Google Home, equipado com o Google Assistente, e o Homepod, da Apple, equipado com a Siri. Por enquanto, porém, a Amazon não confirma qualquer previsão de lançamento do Echo no Brasil.