O Windows Defender é a aplicação nativa do sistema operacional da Microsoft para que seus usuários não precisem realizar a instalação de um antivírus na máquina. Apesar de funcionar como tal, muitas vezes o seu processo está em execução, mas o usuário não percebe, já que diferente de programas convencionais da categoria, a sua interface fica um pouco mais escondida.

Por sua vez, fazer a varredura por vírus no computador de forma periódica é extremamente importante e, no Windows Defender, este processo acaba ficando um pouco mais escondido. A seguir, veja como realizar a varredura de vídeos no computador manualmente utilizando o Windows Defender no Windows 10.

Importante

O processo de fazer a varredura de vírus com o Windows Defender é bem simples e não requer que o Windows 10 esteja em uma versão específica. Além disto, mesmo ao possuir outro antivírus instalado na máquina, este processo ainda pode ser executado.

Como fazer a varredura por vírus com o Windows Defender

Dependendo de configurações a serem realizadas no Windows 10, pode ser que o ícone do Windows Defender não esteja na bandeja do sistema ao lado do relógio. Assim, veja o caminho em que, independente das suas configurações, será possível realizar esta varredura.

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10 e entre em “Atualização e segurança”;

    Reprodução

  2. Na nova tela, clique em “Windows Defender”;

    Reprodução

  3. Clique em “Abrir a Central de Segurança do Windows Defender”;

    Reprodução

  4. Agora, clique em “Proteção contra vírus e ameaças”;

    Reprodução

  5. Neste momento, você já pode usar a opção de “Verificação Rápida”, entretanto, é recomendado que você entre em “Verificação avançada”;

    Reprodução

  6. Selecione o método desejado e clique em “Verificar agora”.

    Reprodução

Por padrão, no Windows 10, este antivírus só realiza de forma automática a varredura rápida, que não é o método mais eficaz de proteção. Assim como você deve ter notado acima, aqui você ganha três outros métodos de verificação, que são:

  • Verificação completa – Analisa todos os arquivos presentes em discos e programas que estão sendo executados. Acaba deixando o sistema lento enquanto o processo está sendo realizado;
  • Verificação personalizada – Somente os arquivos ou pastas selecionadas por você serão verificadas;
  • Verificação do Windows Defender Offline – Alguns vírus menos convencionais não podem ser detectados com o Windows em execução. Assim, o Windows Defender reinicia a sua máquina e faz a verificação por este tipo de vírus antes de iniciar o sistema operacional.

Pronto! Agora, você já sabe como realizar uma varredura por vírus em seu computador usando o Windows Defender.