Os celulares da Xiaomi sempre chamaram a atenção do povo brasileiro, seja por seus preços convidativos, seu hardware ou até mesmo por conta do sistema, que é um Android modificado, este recebendo o nome de MIUI. Este último, por sua vez, acaba mostrando uma interface um tanto quanto diferente do Android convencional e que conta até com ícones diferentes para os aplicativos padrões do sistema.

Se você não está disposto a investir em um aparelho da Xiaomi, mas ainda assim deseja ter um pouco de sua aparência e funcionalidades, saiba que é possível ter um pouco disto em celulares de outra marca, que estejam rodando o Android. A seguir, veja como deixar o seu celular Android com a aparência da Xiaomi e alguns de seus aplicativos.

publicidade

Obtendo o visual da Xiaomi

A melhor forma de obter um visual parecido com o que é visto nos aparelhos da Xiaomi consta em recorrer a seus launchers oficiais, que imitam um pouco de sua interface e principais funcionalidades, mas não alteram menus do sistema, assim como outros launchers. Confira como instalar o mais novo launcher da Xiaomi:

  1. O novo launcher da Xiaomi não está presente na Google Play, portanto, acesse este link do APK Mirror para obtê-lo;
  2. Ao carregar a página, deslize-a para baixo e toque em “Download APK”;
  3. Escolha um local para o download e aguarde até que ele seja concluído;
  4. Ao abrir o arquivo APK, toque em instalar e vá em “Abrir”;
  5. Leia os termos de uso dele e, de acordo, marque a caixinha para concordar e toque em “Iniciar”;
  6. Na próxima tela, clique em “Permitir” e conceda a permissão solicitada;
  7. Agora, toque em “Ok” e selecione o “Mint Launcher” como seu aplicativo padrão.

A partir deste momento, você já está utilizando launcher oficial da Xiaomi em seu aparelho, mas você pode notar que ele não mudará os ícones de seus aplicativos para os quais a MIUI usa. Para isso, é necessário fazer mais uma mudança. Veja:

publicidade
  1. Com o próprio launcher da Xiaomi, já abra a Google Play e instale um destes pacotes de ícone: MIUI 10 Pixel ou MIUX 9;
  2. Feita a instalação deles, toque e segure sobre um espaço vazio na tela inicial do aparelho e vá em “Configurar”;
  3. Toque em “Mais”, entre em “Pacote de ícones”, selecione o pacote desejado e clique em “Aplicar”.

Agora, você já está com a interface mais parecida com a dos aparelhos da Xiaomi, mas é bom fazer uma limpeza na tela inicial. Por exemplo, após ter instalado os pacotes de ícones, eles podem ser removidos para deixar a interface apenas com os itens desejados.

Apesar do Launcher utilizado no tutorial já aparecer na Google Play, por lá, ele ainda diz não ser compatível com alguns aparelhos, entretanto, em testes realizados pelo Olhar Digital em dois smartphones diferentes, ele funcionou sem nenhum problema de compatibilidade e não apresentou qualquer travamento.

publicidade

Instalando os programas da Xiaomi

Além de ter o launcher oficial da Xiaomi, a empresa também possui alguns aplicativos que podem ser instalados em outros aparelhos. O Olhar Digital realizou testes e listou abaixo os principais programas que funcionam sem maiores problemas. Entretanto, é necessário avisar que alguns deles estão na Google Play e outros vem no formato APK através do site APKMirror. Confira a lista:

Depois de ter realizado a instalação dos aplicativos da Xiaomi, uma boa ideia é criar atalhos deles para a sua tela inicial, deixando-os, é claro, em uma pasta separada. Além disto, não se esqueça, também, de fixar os ícones principais deles para um acesso mais fácil ao player de música, telefone e navegador.

publicidade

Pronto! Agora, você já sabe como deixar o seu celular com Android mais parecido com a interface encontrada nos aparelhos da Xiaomi com a MIUI.