O vasto catálogo de smartphones da Samsung oferece dispositivos para cada bolso e necessidade. Até então com seis linhas de celulares no mercado, a gigante sul-coreana anunciou a eliminação da categoria Galaxy J e integração desses aparelhos à família Galaxy A. Ambas são intermediárias e populares entre os consumidores devido aos preços acessíveis.

A empresa relevou a fusão das categorias na última terça-feira (2), em um vídeo publicado no canal oficial da Samsung Malásia no YouTube, o qual afirma que o “o Galaxy J se tornou o novo Galaxy A”. 

Antes do anúncio, a Samsung já havia divulgado pistas sobre suas intenções. A empresa comparou, na página de divulgação do Galaxy A, as duas linhas para mostrar que os novos celulares A são semelhantes a versões passadas do Galaxy J. Por exemplo, o equivalente do Galaxy J4+ e J6+ é o novo Galaxy A30, enquanto o Galaxy J8 se tornaria um Galaxy A50.

publicidade

Apesar de a Samsung não ter informado os motivos da mudança, pode-se supor que a empresa tenha tomado a decisão como uma maneira de simplificar seu catálogo de dispositivos. Com a inclusão dos dispositivos Galaxy J à família Galaxy A, a linha passa a oferecer aparelhos básicos além dos intermediários e dos intermediários Premium. A categoria é seguida pelos top de linha – e mais caros – Galaxy S e Note, bem como pelo smartphone dobrável Galaxy Fold.

O anúncio da Samsung também pode ser uma forma de promover o novo Galaxy A90, com previsão de lançamento na próxima quarta-feira, 10, em um evento oficial da empresa aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. É esperado que o dispositivo apresente “tela infinita completa” (Infinity Display) e uma câmera frontal deslizante.

Além de investir na divulgação da série Galaxy A como acessível, a Samsung quer cativar o mercado por meio de um design atraente. Isso quer dizer que a empresa pode estar entrando na tendência dos consumidores, que apostam cada vez mais em smartphones não apenas com muitos recursos inovadores, mas também querem layouts mais modernos. 

Por isso, ela vem idealizando projetos de tela infinita e baterias maiores – que garante carga para o dia inteiro e carregamento rápido –, por exemplo, mesmo nos celulares mais acessíveis, como forma de atrair o mercado global.

Será que teremos o desaparecimento da linha Galaxy J no Brasil?

O Olhar Digital entrou em contato com a Samsung no Brasil para saber se essa estratégia será repetida no país. A empresa afirmou “que todas as informações sobre a nova linha Galaxy A serão compartilhadas no evento que acontecerá na próxima quarta-feira (10/4)”. Nosso site estará presente no encontro e trará todas as informações. Fique ligado!