A segunda versão beta do Android Q já está em circulação, e parece que a preocupação do Google com privacidade não se esgotou. Entre as funcionalidades testadas até agora, muitas têm prezado pela proteção contra hackers e vazamentos de dados, como o recurso de bloqueio de permissão para aplicativos em segundo plano. E com a prévia de número 2 do Android Q não é diferente.

O Google continua dando passos à frente na questão de segurança: agora, o Android Q terá um armazenamento seguro para os aplicativos, mudando significativamente a forma como estes podem acessar arquivos locais. Cada app, à exceção daqueles que especifiquem sua função de armazenamento compartilhado, terá acesso única e exclusivamente a seus próprios arquivos. Assim, o Google fecha uma grande porta de espionagem dos smartphones.

publicidade

Execução, leitura e escrita privadas

Segundo o Android Police, as bases desse novo sistema de acesso já estão presentes na segunda beta do Android Q. O recurso Scoped Storage cria uma pasta particular para cada aplicativo, fazendo com que eles operem em plano fechado. Nessa espécie de sandbox, os apps terão livre e total permissão para ler e escrever em arquivos e dados disponíveis na própria caixa. Eles não vão poder acessar arquivos fechados de outras aplicações, e vice-versa.

publicidade

O sistema também agrega uma série de novas autorizações que viabilizam o compartilhamento de pastas. Os comandos “READ_MEDIA_AUDIO”, “READ_MEDIA_IMAGES” e “READ_MEDIA_VIDEO” garantem (ou não) livre acesso a músicas, fotos e vídeos do telefone, que são “coleções compartilhadas” por padrão. Outro comando, o “ACCESS_MEDIA_LOCATION”, permite que o usuário bloqueie informações de arquivos fotográficos, tais como a localização de GPS no momento da captura.

Assim, os apps passariam a ter automaticamente um funcionamento privado e restrito. Células de execução, leitura e escrita não teriam meios de vasculhar qualquer parte do telefone para a qual uma permissão expressa não tenha sido concedida. Trata-se de mais um importante passo do Google para se prevenir contra possíveis apps maliciosos, reduzindo danos aos usuários.

publicidade

Além disso, o Android Q define etiquetas diferentes para cada tipo de armazenamento. Seja pendrives externos, cartões microSD ou armazenamento em rede, ao se conectar ao aparelho, cada um receberá um nome exclusivo – algo que até agora era categorizado em “External” ou “Externo”.

Fonte: Xataka Android