A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (09/4) três novas adições a seu plano de expansão mobile das séries 600 e 700. São eles: o Snapdragon 665, sucessor direto do 660; Snapdragon 730; e o Snapdragon 730G, voltado para os celulares gamers.

Segundo a empresa, eles estão trazendo melhorias como Inteligência Artificial (AI) mais sofisticada, jogos sendo reproduzidos de forma otimizada, além de capacidades de câmera aprimoradas para os dispositivos com engenharia baseadas nos novos chipsets.

publicidade

Conheça as especificações de cada um dos componentes:

Snapdragon 665: o chip possui suporte a terceira geração do sistema de IA da Qualcomm. A companhia afirma que sua engenharia oferece duas vezes mais rapidez no processamento feito pela IA, em comparação aos modelos anteriores. A câmera, também com suporte de IA, possui diversos ajustes como o HDR e um reconhecimento de cena intuitivo. Há suporte para diversas funcionalidades como Autofoco Híbrido, Zoom ótico, e suporte a câmera tripla. Além do suporte a câmeras de até 48 megapixels.

publicidade

Para os gamers, a Qualcomm diz que o chip proporciona gráficos realistas e áudio Surround, sem comprometer a performance. Sua estrutura utiliza o Adreno 610, que foi designado para melhorar a experiência de jogo. O 665 utiliza uma CPU Kryo 260, uma plataforma que divide as tarefas em quatro núcleos de performance e quatro de eficiência, para garantir melhor desempenho e uma bateria mais duradoura.

Snapdragon 730: Fabricado no padrão de 8 nanômetros, esse chip também possui suporte a IA da empresa, porém, ele entra na quarta geração, o que melhora a interação com a câmera, nos jogos, voz e questões de segurança. O processador Hexagon 688 dentro do Snapdragon suporta uma otimização de performance, sendo que essa combinação de fatores faz com o IA tenha uma performance mais programável.

publicidade

As câmeras a serem integradas nesse chip podem capturar vídeos em 4K HDR até em modo retrato. Ele também é capaz de suportar um sensor de profundidade de alta resolução e a habilidade de utilizar três câmeras.

Para os gamers, o chip foi desenvolvido para trazer gráficos mais realistas e consumir menos bateria, dando um melhor desempenho para o aparelho. O som Surround também é um destaque, uma vez que a Qualcomm afirma que ele foi aprimorado para proporcionar uma experiência de jogo completa.

publicidade

Snapdragon 730G: O “G” no final da sigla significa que o 730G é voltado para o público gamer e tem como objetivo otimizar a experiência na hora de rodar jogos. A empresa já informou que possui parceria com dez produtoras para que seus games sejam aprimorados para rodar de maneira mais eficiente no 730G.

A empresa promete uma velocidade de renderização 15% maior em comparação ao Snapdragon 730, com uma GPU Adreno de 618. O HDR – usado para otimizar os gráficos dos jogos – também está presente e promete uma gama de um bilhão de cores.

A Qualcomm garante reduzir em até 90% o problema de lags e travamentos nos jogos online, principalmente nos games que rodam a 30fps (quadros por segundo, em português). Extensões anti-trapaças também fazem parte do pacote. Otimizadores de rede Wi-fi foram adicionados para melhorar a conexão e evitar quedas repentinas.

Além das melhorias para os jogadores, o 730G possui melhorias em suas capacidades de câmera, ativação por voz e opções de câmera lenta em HD.

Data de chegada dos novos chips

Lembrando que a Qualcomm apenas produz os chips para que eles sejam implementados em aparelhos das fabricantes. Cada uma delas tem a liberdade de escolher quais funções serão mantidas para que o aparelho tenha um desemprenho geral satisfatório.

A Qualcomm está trabalhando em parceria com diversas empresas para que aparelhos com seus novos Snapdragon já estejam disponíveis aos consumidores no segundo semestre deste ano.